Teoria da Geografia Semestre
Por: Joao Pedro Bittencourt • 5/12/2018 • Seminário • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 297 Visualizações
QUESTIONARIO PARA PROVA DE
TEORIA DA GEOGRAFIA
- Fale sobre as diferentes correntes geográficas do conceito de espaço
- Geografia empírica-descritiva: influencia darwinismo; se dá pela observação empírica; “a materialidade do espaço”, isso é espaço físico/concreto ou base material para o homem extrair – recurso para o desenvolvimento humano -; no momento da geografia tradicional (a geografia se apropria do espaço para definir).
- Geografia racional positivista: pre teorética; o espaço é abstrato; o espaço é mensurável; serve de categorias de analise; produção de leis gerais a partir de esquemas e das ciências exatas;
- Geografia crítica-marxista: fase radical, críticas a geografia conservadora; espaço é relativo, construído através das relações social, logo espaço é material produzido; espaço é ator e produto das produções (menos objetos resulta em mais facilidade de transformação); critica a geografia empírica pela falta de teoria e a geografia racional pela falta de definição.
- Geografia humanista-fenomenológica: fase dos significados; o espaço é vivido (simbólico e intersubjetivo), definido por espaço mais quem o habita; os sentidos e significados impressos no espaço; filiação com o ‘lugar’.
Obs: Uma não anula a outra ainda há essas correntes até hoje.
A conceitualização se deu através da buscar por definir espaço, mas cada um está inserido em um contexto, portanto cada um tem um caráter para definir espaço. “uma forma de compreender o mundo a partir de um pinto de vista”.
- Como é o espaço na física?
- Newton: espaço absoluto, geométrico e matemático; ideia abstrata; espaço e tempo vem antes dos objetos.
- Leibniz: espaço absoluto, pode até existir como ideia, mas os cálculos só são feitos sobre o espaço relativo; relação com os objetos.
- O que seria rugosidades no espaço?
São elementos que pertencem a uma estrutura anterior, marcam um espaço. Podem ser:
- Formas: aspectos visíveis de determinado objeto espacial
- Funções: razão de existência
- Estruturas
- Processos
- Fale sobre o que é paisagem
É na verdade forma de ver o meio e de descrição do meio, o enquadramento de uma parte do espaço, é influenciado pelo ponto de vista do observador, pois altera a forma de ver, a escolha do ponto vista que determina a mensagem que será passada e os elementos da paisagem que serão abordados. Um mesmo local pode possuir diferentes paisagens, pois tem diferentes pontos de vista, portanto passa diferentes mensagens. “Paisagem é o espaço congelado no tempo”.
O conceito nasce com a crítica ao determinismo de possibilismo, logo, a paisagem seria desvinculada a essas correntes e estaria ligada a cultura material (agente/fator de transformação do meio), assim sendo estaria ligada a cultura antropológica - trabalho de campo é importante -. As paisagens naturais se transformam pela ação do homem, técnicas e formas (cultura material). A ideia de paisagem é uma visão sobre o mundo, assim é o ponto de vista de um meio e suas construções, logo seria uma paisagem cultural (o resultado da paisagem natural com as transformações da cultura material, do tempo e das formas), isso é paisagem cultural é entender a vista pela sua morfologia (elementos conexões).
Há perspectivas de ver a paisagem, a dimensional e trimensional, é a perspectiva linear- ligada primeiramente a religião, mas depois muda para o cotidiano em uma leitura do mundo, portanto passa a ser a região, logo a paisagem nessa perspectiva é uma visão da região a partir de um determinado ponto.
- O que é sentido ou significados da paisagem?
Está ligado a geografia cultural radical, é um afastamento da ideia de material, é, portanto, uma perspectiva crítica e humanista, a observação da paisagem é dada por uma ideologia de um grupo hegemônico, para os marxistas os agentes ideológicos, são Estado e escolas, dessa maneira, não se pode basear apenas na vista, tem que se aproximar para entender.
...