Você consegue conhecer o valor das despesas da empresa de acordo com sua administração?
Projeto de pesquisa: Você consegue conhecer o valor das despesas da empresa de acordo com sua administração?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renanbento • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.362 Palavras (10 Páginas) • 348 Visualizações
vamos
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
RENAN BENTO DA SILVA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Vitória da Conquista - BA
2013
RENAN BENTO DA SILVA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Contabilidade aplicada a Administração, Matemática Comercial e Financeira, Análise de Custos e Seminário III.
Vitória da Conquista – BA
2013
INTRODUÇÃO
Atualmente quando uma empresa não está apresentando lucratividade,
a primeira ação a ser tomada é a redução de custos. Porém para que essa
redução aconteça com sucesso e mantenha a mesma qualidade em seus
produtos e ou/ serviços, é preciso realizar uma análise tanto nas áreas
administrativas como produtivas da empresa, definindo o preço real dos seus
produtos e/ou serviços.
1- O CONHECIMENTO DE CUSTOS DE UMA EMPRESA PODE CONTRIBUIR PARA SUA GESTÃO?
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
2- CONCEITO: GECON, ABC e RKW
2.1 GECON
Pode contribuir como instrumento de gestão para a controladoria das empresas. As controladorias podem cindi-la em dois vértices: o primeiro como ramo do conhecimento responsável pelo estabelecimento de toda base conceitual e o segundo como órgão administrativo, disseminação, modelagem e implantação de sistemas de informações. O Gecon estrutura-se com base em um entendimento da missão da empresa, do conjunto de crenças e valores da organização, da estrutura organizacional, da realidade operacional e das características dos gestores empresariais. A metodologia utilizada no estudo compreendeu pesquisa bibliográfica e exploratória. Após análise dos resultados por meio da pesquisa bibliográfica, os gestores são os donos de seus negócios, devendo atingir a eficácia desejada por meio do alcance dos resultados econômicos planejados, tendo em vista que a maximização dos resultados setoriais não conduz necessariamente ao resultado global ótimo. O modelo de mensuração do Gecon-Gestão Econômica, contribui para o reporte de resultados setoriais de forma lógica e precisa, direcionando aos gestores das áreas do sistema de empresa e com informações úteis ao processo de gestão.
2.2 ABC
O sistema de custeio baseado em atividades (ABC – Activity Based Costing) procura, igualmente, amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio, necessários aos sistemas tratados anteriormente, principalmente no que tange ao sistema de custeio por absorção. Poderia ser tratado como uma evolução dos sistemas já discutidos, mas sua relação direta com as atividades envolvidas no processo configura mero aprofundamento do sistema de Custeio por absorção. Martins (2003, p. 87), informa que o Custeio Baseado em Atividades "é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos". Este sistema tem como fundamento básico a busca do princípio da causa, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.
A ideia básica é atribuir primeiramente os custos às atividades e posteriormente atribuir custos das atividades aos produtos. Sendo assim, primeiramente faz-se o rastreamento dos custos que cada atividade causou, atribuindo-lhes estes custos, e posteriormente verificam-se como os portadores finais de custos consumiram serviços das atividades, atribuindo-lhes os custos definidos. Conforme Eller (2000, p. 82), "o Custeio Baseado em Atividades parte da premissa de que as diversas atividades desenvolvidas geram custos e que os produtos consomem essas atividades". Segundo Martins (2003, p. 96) para atribuir custos às atividades e aos produtos utiliza-se de direcionadores. Martins (2003, p. 96) ensina ainda que "há que se distinguirem dois tipos de direcionador: … direcionador de custos de recursos, e os… direcionadores de custos de atividades". O citado autor continua afirmando que "o primeiro identifica a maneira como as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades". Afirma ainda que "o segundo identifica a maneira como os produtos consomem atividades e serve para custear produtos". Nakagawa (2001, p. 42), conceitua atividade "como um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produção de produtos". Assim para o estudo do método ABC deve-se ponderar sobre as atividades envolvidas em cada processo de produção, seja de uma mercadoria ou um serviço.
A importância que se dá à utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema
...