A Educação Segundo Durkheim
Por: Geann Fellippe • 6/6/2022 • Artigo • 293 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
A Educação Segundo Durkheim
A educação, compreendida no sentido amplo do termo, desempenha a função social de criar hábitos e costumes, uma introjeção que permite dispensar a coerção direta, reiterada. O papel da educação na socialização, como uma espécie de molde do meio social, confirma o predomínio da sociedade na formação da consciência individual e, logo, da própria individualidade.
O estudo sociológico da educação permite compreender, de forma geral e resumida, as modalidades de constituição do ser social ao longo da história. Mas também possibilita o exame da determinação cultural da consciência, isto é, dos procedimentos que levam os indivíduos a interiorizar ideias, valores, crenças e sentimentos coletivos. Abre-se caminho para a investigação das modificações das representações coletivas (encarregadas de manter ou reforçar a consciência individual) pela interferência de outros aspectos da vida social.
A educação como forma de socialização, tem o objetivo de ensinar costumes, hábitos e valores. Ela funciona como um meio de exercer sobre o indivíduo a força da sociedade como um todo, já que o mesmo é educado segundo os preceitos estabelecidos por um conjunto que compõe o que chamamos sociedade. Ela molda os indivíduos com base no que é moralmente aceito como correto, o que reafirma a ascendência da consciência coletiva, em detrimento da individual.
“Outra maneira de caracterizar o facto social: o estado de independência em que se encontra em relação às suas manifestações individuais. Aplicação desta característica às práticas constituídas e às correntes sociais. O facto social generaliza-se por ser social, mas não é social porque se generaliza.’’. (DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. 9º edição. Editorial Presença. 1895)
Uma característica marcante do fato social, é a premissa de que ele independe completamente de manifestações individuais. Ele é, portanto, fruto da existência da sociedade como um todo
...