A Extração do Ouro
Por: Gabriella Rubel • 17/3/2019 • Abstract • 288 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
A mineração do ouro teve início no final do século XVII, as primeiras minas de ouro foram descobertas pelos bandeirantes acarretando a febre do ouro e gerando muita imigração para região da atual conhecida Minas Gerais; O ciclo do ouro teve os escravos como principal mão de obra mas as condições do negro escravo eram precárias, um escravo durava em média de 7 a 12 anos garimpando com esse problemas o preço dos escravos aumentou na tentativa de obter lucro com a extração do ouro a arrecadação de tributos foi continua e para evitar o contrabando e aumentar a quantidade de ouro obtida foram criados órgãos fiscalizadores assim como impostos.
A intendência das minas foi um órgão criado em 1702 para fiscalizar e administrar as minas de ouro, cabia ao surpervisor fazer a repartição entre os mineradores e suas jazidas.
As casas de fundição era uma fiscalização, após a extração do ouro,o minerador deveria levar este ouro para as casas de fundição para transformá-las em barras de ouro a arrecadação do quinto era feita e as barras levavam o brasão da Coroa Portuguesa. Para comprovar que o ouro já estava legal e poderia ir para o comércio.
O quinto era um imposto cobrado pela Coroa Portuguesa, correspondia a 20% do ouro extraído das minas.
No ano de 1735,foi criado um novo imposto “a capitação” era cobrado 17 gramas por escravo que trabalhava na mineração.
A finta constituía na capitação de 100 arrobas anuais para a Coroa Portuguesa.
A derrama era a cobrança do “quinto” atrasado essa tal cobrança poderia ser paga com o seus próprios bens pessoais.
Já no século XIX não havia mais minérios e não era mais o forte da economia da época com isso houve o abandono da mineração.
...