A Formação do sistema de pesos e medidas
Por: Nick Robert • 6/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 342 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Duque de Caxias
FORMAÇÃO DO SISTEMA DE PESOS E MEDIDAS
Duque de Caxias
23 de Outubro de 2017
HISTÓRIA
Desde os primórdios o homem usou medidas para todas as tarefas do dia a dia, porém, com o passar dos tempos a necessidade de se universalizar um padrão de medida, era essencial. Antigamente a medida padrão estabelecida era em comparação ao corpo do rei, exemplo:
-Braço
-Pé
-Passo
Porém, essa medida padrão possuía erros e dentre deles estão:
• O Sistema era usado somente em terras dominadas pelo rei.
- Não havia um sistema de pesos e medidas universalizado.
- Difícil comunicação entre as medições de outros povos a fim de uma comercialização de um certo produto/ mercadoria
• Toda vez que o rei morria , o sistema de medição padrão mudava para um padrão de medida do próximo na linha de sucessão ao trono.
Não é exagerado afirmar que, sob o impressionante número de pesos e medidas em uso até o início do século XIX, vemos a existência de sistemas de medidas específicos para cada tipo de atividade econômica e mesmo para cada região geográfica. Por isso ocorreram tentativas de universalizar as unidades de pesos e medidas, porém sem sucesso:
• INGLATERRA – SÉCULO XVII
No reinado de Elizabeth I, ocorreu a criação da jarda e do galão. Contudo, as medidas legais destinadas a regular o emprego dos padrões, a fiscalizar as atividades dos aferidores e a combater fraudes, tentadas em 1607, 1617, 1640, 1661, 1681 e 1715 , jamais tiveram a precisão adequada ou foram efetivamente cumpridas pelas autoridades reais
• FRANÇA – REVOLUÇÃO FRANCESA
Na França, desde 1614, os Estados Gerais pediam a unificação dos pesos e medidas e, em 1668, Colbert patrocinou a fundição de novos padrões para a cidade de Paris. Por duas vezes, em 1754 e 1764, foram realizadas consultas junto aos intendentes de finanças sobre a conveniência ou a viabilidade de uma unificação das medidas, com resultados desanimadores.
• PORTUGUAL – 1812
Porém ocorreu um incêndio que foram destruídos os padrões de pesos e medidas usados na própria sede do reino.
CRIAÇÃO DO BIPM
O Bureau Internacional de Pesos e Medidas, o BIPM, foi criado pelo artigo 1 o da Convenção do Metro, no dia 20 de maio de 1875, com a responsabilidade de estabelecer os fundamentos de um sistema de medições, único e coerente, com abrangência mundial. O sistema métrico decimal, que teve origem na época da Revolução Francesa, tinha por base o metro e o quilograma. Pelos termos da Convenção do Metro, assinada em 1875, os novos protótipos internacionais do metro e do quilograma foram fabricados e formalmente adotados pela primeira Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), em 1889. Este sistema evoluiu ao longo do tempo e inclui, atualmente, sete unidades de base. Em 1960, a 11a CGPM decidiu que este sistema deveria ser chamado de Sistema Internacional de Unidades, SI (Système international d’unités, SI). O SI não é estático, mas evolui de modo a acompanhar as crescentes exigências mundiais demandadas pelas medições, em todos os níveis de precisão, em todos os campos da ciência, da tecnologia e das atividades humanas. Este documento é um resumo da publicação do SI, uma publicação oficial do BIPM que é uma declaração do status corrente do SI.
...