A Guerra do Vietnã
Por: Arthur Martins Thomé • 27/10/2017 • Artigo • 1.878 Palavras (8 Páginas) • 379 Visualizações
Universidade Católica de Santos
Dalila Amorim
Isabela Cunha
Letícia Farias
Pamella Simas Cardoso
Talita de Sena V. Rodrigues
Estados Unidos e a Guerra do Vietnã
Santos
2017
Dalila Amorim
Isabela Cunha
Letícia Farias
Pamella Simas Cardoso
Talita de Sena V. Rodrigues
Estados Unidos e a Guerra do Vietnã
Trabalho para a disciplina História das Relações Internacionais, curso de Relações Internacionais, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, Universidade Católica de Santos, sob a orientação da Profª Natalia Fingermann.
Santos
2017
Sumário
Introdução ...........................................................................................................4
- Início da Guerra .......................................................................................5
- Desenvolvimento da Guerra ....................................................................5
- Consequências da Guerra .......................................................................6
- Bombas nucleares, Estados Unidos e União Soviética ...........................7
- Bombas nucleares e o governo de Lyndon Johnson ...............................7
- Bombas nucleares e governo de Richard Nixon ......................................8
Considerações Finais .........................................................................................9
Referências .......................................................................................................10
Introdução
O presente trabalho é sobre o conflito mais tenso na Guerra Fria, ocorrendo entre os anos de 1959 e 1975. Neste período, para evitar conflitos diretos entre as duas potências atômicas, Estados Unidos e União Soviética, ocorreram batalhas periféricas que defendiam as ideologias dos dois Estados. Os países que tentavam aderir ao socialismo enfrentavam a represália capitalista norte americana. Em vista deste fato, este artigo tem o intuito de analisar o conflito do Vietnã, caracterizado como uma das guerras periféricas da guerra fria.
Analisaremos também as principais causas do não uso de armas nucleares, principalmente pelos Estados Unidos, considerada a maior potência bélica da época.
O trabalho será ser divido entre as descrições de início, desenvolvimento e consequências da guerra, após o esclarecimentos destes será analisado o papel das bombas nucleares nas relações internacionais juntamente com os presidentes dos Estados Unidos no período do conflito.
- Início da Guerra
Após a ocupação do Vietnã pela França e com a derrota dos franceses em 1954 pelos vietnamitas, de acordo com OLIC (1988) o governo francês perdeu sua soberania e prestígio, sendo levados a mesa de negociação em Genebra; sendo conhecida posteriormente como Conferência de Genebra. No acordo, muda-se a situação política da Indochina, Laos e Camboja, desta maneira estes Estados se tornam independentes dos franceses, juntamente com o Vietnã, que foi dividido na altura do paralelo 17 em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Sendo o Vietnã do Norte de orientação comunista, governado por Ho Chi Minh com o apoio indireto da União Soviética e China, enquanto o Sul possuía um governo capitalista, governado por Ngo Dinh Diem com apoio Norte-Americano.
Ngo Dinh Diem que não compactuava com os acordos da Conferência de Genebra, prepara um golpe militar e cancela as eleições gerais que seriam realizadas em 1956, para a unificação do país. Com este acontecimento cria-se uma rivalidade ainda maior no Vietnã, tornando a batalha não somente ideológica, mas também política.
Como oposição ao governo capitalista, foi criado em 1960, com guerrilheiros sul-vietnamitas o chamado Frente de Libertação Nacional (FLN), apelidado pelos Estados Unidos como Vietcongues. Em 1964 os Estados Unidos passam a apoiar diretamente a guerra contra o comunismo no Vietnã.
- Desenvolvimento da Guerra
Com a entrada dos Estados Unidos, a batalha de ideologias toma proporções maiores, contudo o país ocidental não possuía vantagem no território vietnamita. Os guerrilheiros do Norte conheciam bem sua região e tinham uma rede de caminhos e trilhas chamado de Trilha Ho Chi Minh, esta era usada para abastecimento e deslocamento sem que houvesse confrontos entre as duas partes.
Em desvantagem o presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson utiliza da Operação Rolling Thunder a fim de dificultar o abastecimento do Vietnã do
Norte e sua parceria com a FNL. A operação consistia no bombardeamento de terras norte-vietnamitas com armas explosivas e a arma química conhecida como Agente Laranja, esta usada em fim de destruir as florestas, rios que abasteciam e serviam de proteção aos guerrilheiros. A arma altamente tóxica causa danos ambientais até os dias de hoje em todo o Vietnã.
Em 1968 ocorre a Ofensiva de Tet, apesar do grande esforço Norte- Americano, o ataque surpresa conjunto da FNL e guerrilheiros do Norte destrói mais de 100 cidades sul-vietnamitas, incluindo a capital Saigon, onde se encontrava o quartel-general dos Estados Unidos. O ataque gera o fim do apoio da população americana, pois o presidente americano possuía um discurso positivo da guerra, contudo o ataque demonstra que a realidade era outra. 11.000 americanos e sul-vietnamitas morreram na ofensiva, por volta de 30.000 baixas da FNL e norte-vietnamitas, juntamente com 550.000 mil civis.
Com novas eleições Norte Americanas, Lyndon Johnson sai da presidência para dar seu lugar a Richard Nixon. Com uma população contra a guerra vietnamita, Nixon entra com uma nova ideologia, o país começaria a ter o poder para assumir sua própria guerra. Com investimentos e o início da retirada de tropas no Vietnã, se inicia o processo de Vietnamização. Em 1969, o governante Ho Chi Minh, morre aos 79. Nixon se aproveita da comoção do país ao norte e inicia um ataque a trilha de Ho Chi Minh, violando a neutralidade do Laos e Camboja. O ataque não obteve um grande sucesso, as tropas americanas e sul-vietnamitas são parcialmente derrotadas. As revoltas da população dos Estados Unidos aumentam e Nixon opta pela diplomacia que resulta no Acordo de Paz de Paris, coma retirada oficial dos Estados Unidos da guerra em 27 de janeiro de 1973.
...