A HISTÓRIA DO RENASCIMENTO
Por: Guilherme -Alemão • 25/3/2019 • Relatório de pesquisa • 538 Palavras (3 Páginas) • 115 Visualizações
INTRODUÇÃO
O renascimento foi um período importante na história antiga. O homem que era marcado pelos dogmas da igreja e justificava toda sua essência ao divino passa no renascimento, a ser individual e se coloca como centro da criação.
Além disso, o renascimento foi uma passagem da idade média e idade moderna. Suas bases foram o: Antropocentrismo, naturalismo e o humanismo.
A seguir será apresentado o início do renascimento, sua história, suas influências e características.
1. HISTÓRIA DO RENASCIMENTO
O Renascimento foi um evento artístico-cultural tendo início na Itália e depois se espalhou pela Europa entre os séculos XIV, XV e XV inspirado na cultura grego-romana. Cidades como Veneza, Florença e Roma da Itália foi onde o renascimento teve maior significância, pois o papa incentivava as artes. Como as cidades Italianas eram grandes centros econômicos, favoreceu o surgimento dos Mecenas, que eram burgueses que patrocinavam produções artísticas e científicas que ajudaram a espalhar o conhecimento.
Seu período histórico corresponde ao final do feudalismo entre o início do capitalismo. A palavra renascimento, segundo o dicionário aurélio, significa: Ação de renascer, de nascer novamente, de dar nova vida.
1.1 Características
Nomeou-se Renascimento em virtude de muita influência dogmática da igreja sobre a cultura e a sociedade daquela época. Havendo assim, uma revalorização de valores perante aos homens, criando uma valorização da racionalidade (o uso da razão ao modo de conhecimento e pensar), da ciência e da natureza.
O homem que era marcado pela igreja (visão teocêntrica), se tornou individual e se posicionou como centro da criação (Antropocêntrica). A vertente deste pensamento se chamou humanismo. O humanismo, possibilitou a criação de novas disciplinas nas universidades daquela época, como: história e filosofia.
1.2 Fases do renascimento
O renascimento foi constituído por três fases:
Período Trecento (os anos trezentos), início no século XIV. Giordano Bruno foi umas das principais nomes deste período. Giordano era pintor e suas obras representavam as imagens humanas com grande naturalismo.
Período Quattrocento: início no século XV. Masaccio foi um dos pintores mais influentes desta época, considerado um dos precursores da perspectiva nas obras de arte. No final do período Quattrocento, destaca-se Leonardo da Vinci, que era pintor, escultor, urbanista, engenheiro, físico, músico, filósofo e botânico. Esta diversidades de disciplinas era comum do homem renascentista. As principais obras de arte da Vinci foi ‘’A Gioconda’’ conhecida como Mona Lisa e ‘’Santa Ceia’’
Período Cinquecento: início no século XVI. Michelangelo Buonarroti que foi pintor e escultor. Sua principal obra foi ‘’Adão e Eva’’. Na literatura, Nicolau Maquiavel foi o principal nome.
1.3
...