A História do Pensamento Político Clássico e Moderno
Por: arnaldohisto • 7/12/2022 • Exam • 631 Palavras (3 Páginas) • 91 Visualizações
Curso: História
Disciplina: História do Pensamento Político Clássico e Moderno
Prof.
Prova – AC3 – 2º semestre 2022
Acadêmico: Arnaldo dos Reis Inácio
Período: 22/11/2022 a 28/11/2022
QUESTÃO DISCURSIVA 1 (2,50 pontos)
Descreva o conceito de burocracia moderna na perspectiva do teórico alemão Max Weber (1864-1920). Na mesma questão, relacione a ideia de burocracia com o contexto histórico de Weber (formação do Estado-nacional na Alemanha).
R: Para Weber a Burocracia é uma condição importantíssima para o desenvolvimento de uma nação, sendo indispensável para o funcionamento do Estado, a partir dela deve gerir serviços públicos e todas as atividades econômicas particulares, para tal, a burocracia deve se estruturar muito bem para seu funcionamento, o burocrata por exemplo, deve haver separação entre o cargo ocupado e sua vida pessoal, regras de condutas devem ser rígidas e regras escritas devem ser claras para o entendimento de todos sobre o papel da burocracia.
No período de mudanças no mundo de Weber, a formação do Estado Alemão, vai ser importante sua visão sobre a burocracia, o ‘’acordo’’ entre nobreza e burguesia para a transformação das estruturas do estado para assegurar as benesses para todos os envolvidos com o Estado Alemão recém-criado, dever-se-ia criar uma estrutura forte e organizada para o funcionamento estatal. Com essa configuração a burocracia deveria ser de fácil entendimento para os envolvidos e auxiliaria a condução do recém-criado Império Alemão.
QUESTÃO DISCURSIVA 2 (5,00 pontos)
Hannah Arendt (1906-75) filósofa alemã de origem judaica dedicou seus escritos teóricos ao principal problema político do seu tempo: o totalitarismo. Dentre suas obras publicadas, pode-se destacar as Origens do Totalitarismo (1951) e Eichmann em Jerusalém (1963). Sobre o pensamento de Hannah Arendt:
a. Explique a relação entre o Totalitarismo e Ideologia.
R: Para Arendt o Totalitarismo tem controle total da vida publica e da vida privada de seus cidadãos, onde cada passo é vigiado, e se contrário aos ditames: punido. A ideologia é utilizada para reforçar esse controle da vida, pois os regimes totalitários em geral concentram em uma figura central o poder e deveres do Estado, que através de propaganda permeiam o imaginário dos cidadãos, por exemplo, seu vizinho sabe que você é contrário ao regime instaurado? Com isso você deve ficar atento, pois pode ser denunciado as autoridades e preso, a ideologia busca assegurar então o controle social pelo Estado Totalitário.
b. O que é o fenômeno da Banalidade do Mal apresentado por Arendt?
R: A banalidade do mal é a (falta) capacidade de cidadãos comuns de não pensar nas consequências de suas ações, no julgamento de Eichmann, em Jerusalém, Arendt o via como um burocrata incapaz de questionar suas ordens e não como um ser doentio ou perverso, pois em um momento de movimento de manada, ele apenas seguiu essa onda, apenas seguiu as leis vigentes
...