A Península Balcânica
Por: euseila123 • 8/10/2018 • Seminário • 861 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
CIVILIZAÇÃO CRETENSE
1 - LOCALIZAÇÃO : Península Balcânica.
2 - ECONOMIA : à princípio se dedicavam ao cultivo de cereais e olivas, criação de boi, porcos, cabras e à pesca. depois voltaram se a navegação e ao comércio marítimo.
3 - PALÁCIOS : construções monumentais que além de ser moradia do rei e de sua corte, servia de centro político, religioso e culturais.
CIVILIZAÇÃO MICÊNICA
PONTO 1 : ao expandirem-se pelo mar mediterrâneo, eles entraram em contanto com os cretenses que por sua vez, os ensinaram novas técnicas de construção naval e trabalhos com metais. Essas técnicas os ajudaram a conquistar Creta.
PONTO 2 : os palácios diferentemente dos de Creta, eram muradas e construídos nos altos das colinas. A grandeza dos palácios indicam o poder que esse povo chegou a ter.
PERÍODO HOMÉRICO : foi o período no qual os palácios micênicos foram destruídos e com isso houve um empobrecimento material, abandono de alguns povoados e o sumiço da escrita por cerca de 300 anos.
OIKOS : significa uma grande família (avós, pais, primos..). foram a base da organização social após o fim dos palácios e a perca de poder dos reis, e fortalecimento da aristocracia.
CIDADE ESTADO : ou pólis, era composta por basicamente 3 elementos: a acrópole (centro religioso e militar), a agorá (praças no qual se reuniam para tomar decisões) e a asti (mercado).
COLÔNIAS GREGAS : as colônias gregas eram independentes da cidade mãe, ou seja, cada qual possuía um governo próprio.
ATENAS
1 PONTO : erguida pelos Jônios a poucos km do mar Egeu.
GOVERNO : inicialmente, governado por um rei e auxiliado por um conselho de aristocratas - chamados de aeropago, e por um grupo de magistrado que formavam o arcontado.
MONARQUIA X OLIGARQUIA : com a perca de poder e a aristocracia do rei, Atenas deixou de ser uma monarquia para ser uma oligarquia, ou seja, um governo de uma minoria.
SÓLON : legislador e jurista que visou contornar a crise promovendo uma reforma.
PSÍSTRATO : primeiro e mais importante tirano ateniense. (tirando era um governante que tomava o poder á força.)
CLÍSTENES : foi quem determinou a democracia ateniense; aumentou o número de tribos, diminuiu a força das famílias aristocráticas e aumentou a do povo comum. para ele todo cidadão podia e devia ocupar cargos no governo da cidade por um ou dois anos e dps ser substituído por outro - escolhido também por votação.
seus principais órgãos foram - assembléia do povo e Conselho dos quinhentos.
OSTRACISMO : consistia em poder expulsar da cidade por 10 anos, qualquer pessoa que representa se ameaça a democracia.
PERÍCLES : evoluiu(aperfeiçoou) a democracia ateniense, criando um tribunal no qual 6mil cidadãos julgavam toda espécie de causas, eles eram eleitos por votação(ficavam um ano) e eram substituídos por outros, eleitos também por votação.
ESPARTA
1 - LOCALIZAÇÃO" : situava se no interior, rodeada por montanhas e voltada basicamente pra vida militar.
2
...