TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Peste Negra

Por:   •  26/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

A Peste Negra

O século XIV foi considerado na Europa medieval um período de crise. Na epoca violência, alterações climáticas, fome e revoltas foram o que marcou esse seculo. Além desses fatores, o principal elemento para essa crise foi a chamada Peste Negra.

A peste negra foi uma doença que infestou a Ásia e a Europa. No continente europeu, o auge da epidemia ocorreu de 1346 até 1353, durante a Idade Média. A enfermidade tem sua origem na Mongólia e se espalhou pelo Ocidente através dos barcos que realizavam o comércio entre Ásia e Europa.

O que foi a Peste Negra:

A doença Peste Negra é transmitida pela bactéria yersinia pestis. Ela é transmitida de um rato por meio de pulgas, que ao morderem o rato passam a carregar a bactéria. Humanos adquirem a doença quando são mordidos por uma pulga infectada. A Peste se manifesta de tal maneira

a) Peste bubônica: contraída pelo contato com as pulgas ou ratos infectados, que se caracterizaram como gânglios que acumulavam sangue negro, principalmente na regiao das axilas.

História da Peste Negra:

Provavelmente a doença tem origem na região da Mongólia que fica na Asia e chegou ao continente europeu pela Itália. Os primeiros casos conhecidos ocorreram na Crimeia no ano de 1346. Nesse período, mongóis e genoveses estavam em batalha na região de Caffa.a doença se espalhou pelos navios de comercio que estavam infectados com ratos contaminados pela doença.

Com o intenso fluxo de navios e a contaminacao estava ficando mais rapida e a manifestação dos sintomas, que sao manchas e bolhas na pele. Fez com que a peste se tornasse uma pandemia em pouco tempo, devastando grande parte da população da região. Grande parte da população perdeu a vida vítima da peste negra.

Nessa época não havia muito conhecimento médico sobre a doença e sobre como conter sua rápida propagação, o que contribuiu para que o número de vítimas fosse tão grande.

O pintor renascentista Pieter Bruegel pintou "O triunfo da morte". Na obra, retratou os tempos difíceis vividos durante a disseminação da peste.

Quando a movimentação marítima já havia sido reduzida para frear o avanço da pandemia, a doença já havia se espalhado por varias cidades e continuou a e espalhando, e cada vez mais aumentando e fazendo vitimas. A falta de informação da época nao facilitava o entendimento sobre as causas e a força da propagação da peste e isso fez com que muitas pessoas acreditassem que a doença era uma espécie de "castigo divino".

Os médicos da Peste Negra:

Conhecidos como " medicos da peste" muitas vezes pouco experientes para atender a demanda desses locais. Eles faziam os atendimento aos infectados. Na maior parte dos casos os infectados nao resistiam, apesar do acompanhamento medico. Pois a doenca estava cada vez mais se espalhando e os sintomas se agravando.

Um fato curioso é que para evitar a própria contaminação, os médicos da peste usavam uma máscara parecido a um bico de ave. Ela continha uma mistura de ervas aromáticas para evitar a contaminação.

Além da máscara os médicos também usavam uma roupa especial com óculos, capa, botas, chapéu e luvas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com