A avaliação em história na escola secundaria Bonifácio Gruveta Massamba
Por: Etor Zimba • 31/3/2019 • Ensaio • 3.284 Palavras (14 Páginas) • 437 Visualizações
Índice
Declaração………………….…………………………………………………………………..…II
dedicatoria ……………………………………………………………………………...…..……III
Agradecimentos IV
Resumo V
I. Introdução 6
CAPITULO I 8
II. Avaliação e o processo de ensino e aprendizagem 8
CAPITULO II 11
III. As teorias que envolvem o processo avaliativo 11
CAPITULO III 13
IV. As metodologias usadas na escola secundária Bonifácio GruvetaMassamba 13
V.Conclusão 14
VI.Bibliografia final 15
VII.Apêndice 16
Declaração
Declaro que este trabalho é resultado das minha investigação pessoal e das orientações do meu supervisor AdolcídoMatine, o seu conteúdo é original e todas fontes consultadas estão devidamente mencionadas no texto, nas notas e na bibliografia final.
Declaro ainda que este trabalho não foi apresentado em nenhuma outra instituição para a obtenção de qualquer grau académico.
Maputo,aos 28 de Maio de 2018
____________________________________________________________________
(Etor David Zimba)
(Bernância Carlos Nhabinde)
Dedicatória
Eu dedico este trabalho aos meus pais e para amigos e familiares e para nossos colegas.
Agradecimentos
Nós agradecemos aos nossos pais por terem nos dado apoio e carrinho ao longo da nossa caminhada.
Agradecemos também aos nossos amigos e familiar que tem nos dado apoio materialmente bem como imaterialmente e ao docente por ter nos orientado para o efeito do trabalho.
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade investigar os determinantes das metodologias de avaliação utilizada na11ºclassenaescola secundária Bonifácio Gruveta Massamba, na contribuição do processo de ensino e aprendizagem.
Na escola, a avaliação deve ter como finalidade dar um juízo de valor, o que significa uma afirmação qualitativa sobre um dado objecto, sendo este satisfatório o quanto mais se aproximar do ideal estabelecido. Diante dos dados da pesquisa a prática de avaliação da escola tem mostrado como sua função a de classificação e não o diagnóstico. Essas classificações são determinadas em números que somadas ou divididas tornam-se médias. Sendo assim, enquanto classificatória, a avaliação não tem a finalidade de auxiliar na reflexão sobre a prática e retornar a ela, mas sim, como um meio de julgar o aprendizado e torná-lo fragmentado.
Palavras-chave: avaliação, processo avaliatória, ensino de história.
Introdução
A escolha desse estudo surgiu a partir das minhas indagações e questionamentos enquanto ainda era estudante do ensino médio (secundário). Ao iniciar a minha vida académica pude sentir na prática o distanciamento das teorias defendidas na academia e suas aplicações no quotidiano escolar.
Albas Lúcia (2012), avaliação e a aprendizagem, explica avaliação como sendo uma pratica de investigação do professor, cuja sentidos é intervir na busca dos melhores resultados do processo de ensino dos nossos educandos. No entanto a presente obra não aborda o mesmo assunto no mesmo ponto de vista da pesquisa que trata o estudo na perspectiva de contextualizar a questão da avaliação enquanto parte de um processo de aprendizagem.
Luckesi (1997) avaliação da aprendizagem, a presente obra estuda o presente tema na perspectiva de “ avaliação deverá manifestar-se como um mecanismo diagnostico da situação, tendo em vista o avanço e o crescimento e não estagnação disciplinada’’ como si vê a presente obra não aborda o mesmo assunto no mesmo ponto de vista de pesquisa que trata o estudo perspectiva de: analisar os métodos de avaliação mais usuais na disciplina de história.
O presente trabalho tem como tema: avaliação em história nas escolas da província de Maputo,
Tem como Objecto de estudo: avaliação em história na escola secundaria Bonifácio Gruveta Massamba
Tem como aspecto de estudo: avaliação em história na secundaria Bonifácio Gruveta Massamba 11 classe 2018
Tem como Problema: será que avaliar em história exige uma metodologia completamente diferente das outras disciplinas?
Tem como hipótese: Apesar de algumas dificuldades dos alunos, é confirmativo que a avaliação sistemática em história traz muita importância e vantagens para professores e também alunos.
O trabalho Tem como Objectivo Geral: reflectir sobre o processo de avaliação dos alunos na sala de aula.
E também tem como Objectivos específicos: o primeiro visa Contextualizar a questão da avaliação enquanto parte de um processo de aprendizagem; o segundo, visa Analisar os métodos de avaliação mais usuais na disciplina de História, e o terceiro, visa
Neste trabalho usarei como métodos: o método etnográfico, porque é um método que me permitirá fazer observações fazer entrevistas, fazer anotações, fazer inquéritos e fotografar.
Para se apresentar o presente trabalho e se dar o seu término recorreu-se os pressupostos teóricos adoptados que consistem nas teorias de Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, também a pesquisa na internet, digitação, redacção final e conclusão.
HOFFMAN (2001). Avaliação Mediadora, a avaliação é uma estratégia para a reorganização do trabalho escolar, um momento em que educador e educando podem trocar ideais e reflectir sobre elas como mediação do processo de construção do conhecimento, pois esta obra irá nos facilitar na compreensão dos conteúdos e métodos de avaliação usadas pelos docentes na escola secundária Bonifácio Gruveta Massamba.
...