TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O DESAFIO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Por:   •  28/8/2016  •  Artigo  •  2.686 Palavras (11 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 11

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O DESAFIO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Sandra Maria Ferreira Cabral[1]

Vânia Maria Ferreira Vasconcelos²

Vilarin Barbosa Barros³

RESUMO

O trabalho ora desenvolvido é de suma relevância para o contexto educacional da atualidade, pois traz uma discussão a cerca das práticas pedagógicas no que se refere as relações étnico-raciais no ambiente escolar. O objetivo geral deste é demonstrar como as escolas contemplam no currículo e desenvolvem no cotidiano ações que contemplem a temática no ambiente escolar. Para realização do trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica, nos embasando em autores como: Abramowicz (2006), Freire (1984), Lima (2006), Lopes (1987), Soares (2003), dentre outros que abordam a temática da pesquisa. Com isso, concluímos que as práticas pedagógicas no que se refere as relações étnico-raciais ainda acontecem de maneira muito tímida no ambiente escolar, fazendo-se necessário haver a inserção e a efetivação dessas atividades no currículo escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Escola, Práticas pedagógicas e relações étnico-raciais.

 ABSTRACT

The work now developed is of great relevance to today's educational context, it brings a discussion about the pedagogical practices as regards the ethnic-racial relations in the school environment. The aim of this is to demonstrate how schools include the curriculum and develop the everyday actions that address the subject at school. To carry out the work we use the literature, basing ourselves in authors such as: Abramowicz (2006), Freire (1984), Lima (2006), Lopes (1987), Soares (2003), among others related to the thematic research. Thus, we conclude that the pedagogical practices as regards the ethnic-racial relations still happen very shy way at school, making it necessary to be the integration and effectiveness of these activities in the school curriculum.

KEYWORDS: School, teaching practices and ethnic-racial relations.

INTRODUÇÃO

        Na sociedade atual, a escola desempenha papel primordial na formação humana, social e cultural de seus educandos. Sendo assim, esta deve atuar de modo a contemplar em suas práticas pedagógicas atividades que valorizem a diversidade cultural, social e étnica.

        A educação oferecida pelas escolas hoje, deve primar pelo respeito as diferenças  e pela diversidade cultural, pois as estas não podem se isentar do compromisso com a formação dos educandos. Para isso, é necessário que a escola adote uma postura ética e valorativa da cultura afrodescendentes, para assim conscientizar quanto ao respeito.

        O respeito às diferenças, sejam elas sexuais, raciais ou culturais, é primordial para qualquer relacionamento, seja em casa, na escola, nas igrejas, enfim, na sociedade de maneira geral. Faz-se necessário que cada um, respeite o outro como gostaria de ser respeitado.

        O tema ora desenvolvido é de suma relevância para o meio educacional da atualidade, pois traz algumas ideias a cerca das práticas pedagógicas no que se refere às relações étnico-raciais no ambiente escolar.

        Para realização do trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, onde nos embasamos nos pressupostos de autores como: Abramowicz (2006), Freire (1984), Lima (2006), Lopes (1987), Soares (2003), dentre outros autores que abordam sobre a temática desenvolvida.

        O trabalho está organizado em três tópicos. No primeiro, abordamos um pouco sobre a diversidade cultural e a escola. No segundo, refletimos sobre a escola e o currículo. Onde trazemos a concepção de currículo e sua relação com a escola para a diversidade presente no ambiente educativo. Já no terceiro, falamos sobre as práticas pedagógicas étnico-raciais na escola, que sem dúvida ainda precisam ser mais trabalhadas, para assim, contribuir com a formação dos educandos. Seguindo, trazemos as considerações finais e as referências bibliográficas.

  1. A DIVERSIDADE CULTURAL E A ESCOLA

        A escola da sociedade atual tem grandes desafios no que se refere à formação dos educandos, pois há um pluralismo considerável de concepções, ideias e opiniões dentro do espaço escolar. Vale ressalvar as diferenças raciais, sociais, econômicas e políticas.

        De acordo com Anete Abramowicz (2006), entende-se por diversidade pode significar variedade, diferença e multiplicidade. A diferença é qualidade do que é diferente; o que distingue uma coisa de outra, a falta de igualdade ou de semelhança. (ABRAMOWICZ, 2006. P.12)

        Sendo assim a escola deve buscar em seu cotidiano desenvolver metodologias que contemplem diferentes formas de aprendizado, considerando as individualidades e as diferenças de cada um. Soares (2003) relata que:

As diferenças fazem parte de um processo social e cultural e que não são para explicar que homens e mulheres negros e brancos, distingue entre si, é antes entender que ao longo do processo histórico, as diferenças foram produzidas e usadas socialmente como critérios de classificação, seleção, inclusão e exclusão. (SOARES, 2003, p.161).

        Com isso, percebemos que as diferenças culturais e raciais estão bem presentes no ambiente escolar, sendo estas muitas vezes utilizadas como forma de “tachar” alguém pela sua cultura ou sua cor. Porém, a escola, enquanto instituição de ensino precisa começar a reverter esse quadro.

        Carvalho (2013) nos diz que:


...É preciso valorizar a diversidade em conjunto com as teorias e culturas, para assim sobrepor as barreiras e colisões que existem na sociedade ofertando desse modo melhorias no âmbito educacional da maneira que se espera para o desenvolvimento do país... Uma educação acolhedora que tem em vista considerar em toda área educacional todos os estudantes no seu beneficio à escolarização. (CARVALHO, 2013)

        Através da citação de Carvalho, percebemos que a escola deve se preparar para oferecer a seus educandos, uma gama de práticas pedagógicas que conciliem as teorias e a diversidade cultural. Pois somente assim, torna-se possível efetivar uma educação qualitativa, que prepara seus educandos para viver em comunhão no meio social.

        Com a diversidade cultural existente na escola, surgem questões como o preconceito, a discriminação, o bullyng, a violência, a falta de respeito para com os próprios profissionais que atuam no ambiente educativo, dentre outras circunstâncias que acabamos por presenciar e vivenciar no dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (303.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com