As Caraterísticas do Capitalismo no Caderno
Por: iswbela • 8/3/2020 • Resenha • 980 Palavras (4 Páginas) • 128 Visualizações
Página 1 de 4
CAPITALISMO
(caraterísticas do capitalismo no caderno)
- teve origem na europa (após o feudalismo), entre os sec xiii e xiv, com o renascimento urbano e comercial e o surgimento da burguesia (dedicada ao comercio e atividades financeiras.
- Com as grandes navegações (sec xv) o capitalismo atingiu outros lugares (asia, africa, américa, Oceania = colônias).
- 4 FASES DO CAPITALISMO:
- Capitalismo comercial (ou pré-capitalismo);
- Capitalismo industrial;
- Capitalismo financeiro (ou monopolista);
- Capitalismo informacional.
- CAPITALISMO COMERCIAL
- Período das grandes navegações e do colonialismo. Países europeus (como Portugal, espanha, franca) conquistaram territórios americanos e fizeram deles suas colônias;
- Monarquias apoiavam o mercantilismo (intervenção do estado na economia e pregavam a ideia do metalismo, ou seja, a riqueza de um país era medida de acordo com a quantidade de metais preciosos). Essa politica deveria aumentar as exportações e diminuir as importações, para criar a balanca comercial favorável;
- O mercantilismo tbm adotava o protecionismo, medidas p proteger as manufaturas nacionais, forcando o pacto colonial (a colônia só pode fazer comércio com sua metrópole, enviando matéria-prima e comprando produtos manufaturados) (FLECHAS DO CADERNO 1ª DIT!!!!)
- Com a exploração das colônias, grande acumulo de capitais ( acumulação primitiva de capital) ficou na mao da burguesia europeia, mais tarde essa capital financiaria a revolução industrial
- CAPITALISMO INDUSTRIAL
- Começa segunda metade do sec xviii
- Inicia com a rev industrial na Inglaterra (maquinas a vapor, aumento de trabalho e produtividade)
- Manufatura vira indústria
- 2ª DIT: FLECHA CADERNO!!!!!!!
- 1ª E 2ª revolução industrial
- Divisão entre capital e trabalho: os meios de produção e a propriedade privada eram da burguesia e a maioria do povo tinha apenas a forca de trabalho qu era vendida em troca de um salario;
- Produção industrial = fonte de lucro e Trabalho assalariado é a relação típica do capitalismo
- Karl marx, o lucro dos proprietários dos meios de produção vinha da mais valia: o empregado produz mais lucro para o patrão do que o salario que lhe é pago
- Liberalismo econômico, de adam Smith( não interferência do estado na economia). Para Smith o estado deveria apenas zelar pela propriedade e pela ordem.
- Acumulo de capital, condições precárias de trabalho, salários baixos, jornadas de trabalho grandes;
- A industrialização se espalha em busca de matéria-prima, energia, mao de obra, etc.
- CAPITALISMO FINANCEIRO OU MONOPOLISTA
- Começa no sec xix
- As colônias americanas já eram independentes então os países europeus foram em busca de terras, matéria-prima e consumidores na africa e asia: imperialismo.
- O crescimento acelerado da economia capitalista no final do sec xix é o processo de concentração e centralização de capitais (corretoras, bancos)
- Capital industrial+capital de financiamento (bancário)= capital financeiro;
- Fusões de empresas e acordos entre bancos e industrias deram inicio a grandes corporações que passaram controlar o mercado, limitando a concorrência;
- Concentração de capital na mao de poucos resultou na monopolização (empresa domina a oferta de um produto) e depois, oligopolizacao (grupo de empresas domina a oferta de um produto)
- Trustes: grandes grupos que predominam em setores da economia, são empresas que concentram capital. Eles controlam as etapas de produção ( matéria-prima ate distribuição)
- Cartel: trustes de menos parte fazem acordo entre si estabelecendo preco comum (acordo entre empresas)
- O liberalismo ainda era a politica econômica mas o estado começava a intervir na economia
- Essa intervenção aconteceu na quebra da bolsa de valores de NY, em 1929. Estado aumenta seu papel econômico p evitar uma nova crise e reestruturar a economia.
- John Maynard Keynes: defensor da intervenção do estado na economia. As teorias keynesianas deram inicio a programas de intervenção publica, acao social... Estado de Bem-estar social (welfare state): condição básica de saúde, trabalho, educação e sist. Previdenciário.
- Roosevelt (EUA) e o New Deal, baseado nas ideias de Keynes. No brasil a intervenção estatal na economia ocorreu na era vargas (1930-1945).
- CAPITALISMO FINANCEIRO DEPOIS DA 2ª GUERRA MUNDIAL
- Surgimento de novas nações independentes (africa e asia), subdesenvolvidas.
- DIT CLASSICA: relação entre pais desenvolvidos e os subdesenvolvidos não industrializados, caderno
- Industrialização de outros países (com o brasil, mexico, argentin, índia...) o que levou a criação de uma nova dit
- NOVA DIT: caderno
- Conglomerados: empresas que produzem vários tipos de produtos, para dominar o mercado. Ex: Mitsubishi que fabrica de carros até canetas
- Dentro dos conglomerados pode haver os trustes verticais (empresas que controlam as etapas de produção, podendo ser de diversos ramos) e horizontais (empresas de apenas um ramo).
- CAPITALISMO INFORMACIONAL
- Segunda metade do século xx
- A partir de 1970 inicia a 3ª revolução industrial (ou revolução técnico-cientifica-informacional) e a globalização da economia
- Crescente importância do conhecimento
- Produtos e serviços tem um conjunto de conhecimento agregado
- industrias próximas a centros de pesquisa
- nova DIT: países com alta tecnologia x países exportadores de matéria-prima, na qual é possível distinguir
-produtores de alto valor, q mantem seus negócios c base no trabalho informacional: alta tecnologia, como índia, são jose dos campos (br) e EUA.
-produtores de grandes volumes, com trabalho de menor custo: regiões com grande produção com mao de obra de baixo custo, brasil, mexico, argentina, china.
-produtores de matérias primas que são recursos naturais: africa, américa latina e asia. As matérias-primas são desvalorizadas em relação a alta tecnologia.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com