TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Water Gate - Capitão América

Por:   •  5/11/2019  •  Monografia  •  5.433 Palavras (22 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 22

Capitão América: Cultura Política e Imaginário nos EUA, nos anos 1970.

Monografia apresentada em cumprimento às exigências da Graduação em História da Universidade Iguaçu, como requisito parcial para obtenção de titulo de Licenciatura em História.

ORIENTADOR

Professor Mestre Marcelo de Mello Rangel

Nova Iguaçu

20/11/2008

CAPITÃO AMÉRICA: CULTURA POLÍTICA E IMAGINÁRIO NOS EUA, NOS ANOS 1970.

_________________________________________________________________________

RESUMO

O presente estudo visa investigar as relações entre o Imaginário Norte Americano e a sua política cultural através das HQs do Capitão América. Procura buscar o motivo pelo qual tal imaginário é influenciado por fatos ocorridos na recente história dos EUA, no período conhecido como Caso Watergate, na segunda administração do Presidente Nixon, através das HQs que foram publicadas entre os anos 1973/1974 nos EUA no Brasil em 1982.

PALAVRAS-CHAVE: Imaginário. Ideologia. Watergate. Capitão América.

CAPTAIN AMERICA: POLITC CULTURE AND IMAGINARY ON USA IN YERS 1970.

_________________________________________________________________________

ABSTRACT

The aim of this study was to investigate the relations between the North American imaginary and your politic culture behind the Captain America’s comics. Quest to found the cause that imaginary is influenced for facts happened in North American’s recent history, in period agreeing call Watergate Case, on President Nixon’s second administration (1968-1974), behind the Captain America HQs was published between the years 1973/1974 in USA and in Brazil on 1982.

KEY WORDS: Imaginary. Ideology. Watergate. Captain America

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................. 4

1 LIBERDADE: CONCEPÇÃO DO IMAGINÁRIO NORTE AMERICANO ................................ 5

Imaginário Norte Americano..............................................6

Construção do Conceito Moderno de Liberdade...............................................8

2 CAPITÃO AMÉRICA: AS CONSTRUÇÕES DE UM ÍCONE ..................................................................................................................11

3 WATERGATE E CAPITÃO AMÉRICA: SEU ENCONTRO NO IMAGINÁRIO NORTE AMERICANO ........................................15

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................19

BIBLIOGRAFIA ............................................................ 21

FONTES ............................................................ 22

INTRODUÇÃO

Este estudo objetiva demonstrar como as HQs são influenciadas, enquanto mídia, pelo imaginário norte-americano e sua cultura política, utilizando o campo da História Cultural, da Sociologia e da Filosofia para montar um quadro que provoque o entendimento do objeto de estudo, usando a História Serial para a analise das HQs do Capitão América. Busca-se estabelecer o motivo pelo qual tal imaginário é influenciado por fatos ocorridos na história recente norte-americana, no período que se convencionou chamar de Caso Watergate, na segunda administração do presidente Richard Nixon (1968-1974), através do arco de histórias em quadrinhos (HQs) do Capitão América (Captain America) publicadas entre os anos de 1973 e 1974 nos EUA e no ano de 1982 no Brasil.

No primeiro capítulo, é analisado como se deu a criação do imaginário norte-americano através do estudo de suas origens enquanto nação e na definição de liberdade que possuíam.

No segundo capítulo tem por objetivo apresentar a personagem Capitão América foi pensada editorialmente através desde a sua concepção.

No terceiro capitulo apresenta-se o segundo mandato do Presidente Richard Nixon, e foca-se o período em que a crítica ao momento político e histórico é retratado nas HQs da personagem Capitão América na década de 1970.

CAPITULO 1

LIBERDADE: CONCEPÇÃO DO IMAGINÁRIO NORTE AMERICANO

1.1. Imaginário Norte Americano

O imaginário norte americano é permeado por conceitos enraizados na sua cultura. Tais conceitos remontam ao período do processo que desencadeou a emancipação da América do Norte com a Declaração de sua independência. Esse imaginário vem de um “caldo cultural” extenso, e para que tal caldo se constituísse, vários fatores convergiram em uma cultura singular como a norte-americana. Bernard Bailyn diz que essas idéias se projetaram dentro de tal imaginário de forma gradativa, levando em conta as necessidades desses colonos na sua realidade de luta contra a Coroa Inglesa:

A ideologia da Revolução Norte-Americana desenvolveu-se gradualmente, de maneira incrementada, no decorrer da intensa luta entre os colonos da América do Norte e a Grã-Bretanha na década e meia que precedeu a Declaração da Independência. Foi um processo no quais velhas idéias foram reformuladas, novas noções foram arquitetadas para transpor paradigmas tradicionais e uma nova configuração de pensamento emergiu.

Segundo Bernard Bailyn, entre 1763 e 1776 constituiu-se o período onde foram estabelecidas as bases do liberalismo político americano tendo como concepções ideológicas de fundo as idéias européias sobre Iluminismo, as idéias mais liberais da Antigüidade clássica e o pensamento de oposição inglês originado da Guerra Civil inglesa. O autor ressalta ainda que o Iluminismo europeu não foi o principal ator da formação da ideologia norte americana, mas sim as idéias republicanas relacionadas à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com