Contribuicao dos Portugueses, indios e africanos para o Brasil segundo Darcy Ribeiro
Por: thaismcrr • 21/12/2018 • Resenha • 352 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Darcy usou a expressão “Nova Roma” para classificar o que seria o Brasil, neste processo de formação do povo brasileiro, através da desconstrução dessas três matrizes: portugueses, os índios e os negros africanos.
Os portugueses, apesar de chegarem em minoria, agiram de forma dominante, disputaram por território e expandiram-se. Contribuindo com a língua portuguesa, religião, parte administrativa das terras, arte (literatura, pintura, escultura, música, arquitetura) e tecnologia.
Os índios eram donos do que hoje, chamamos de Brasil. E que naquela época não era chamado de nação por não ter leis, constituição e nem governo, mas o autor acredita que ao passar dos tempos, com o crescimento de seu povo e a ocupação de mais terras, chegariam ao ponto de constituírem uma nação. Os indignas, era um povo altamente inteligente, autossuficientes, necessitavam apenas de si mesmos para sobreviverem, sabiam o nome de cada animal e planta existente, faziam suas casas, instrumentos de caca, medicamentos e alimento. Contribuíram com seus conhecimentos com vocabulário, medicamentos, culinária, caca e pesca, mao de obra em expansão agrícola e foram aliados na expulsão de outros invasores estrangeiros.
O primeiro centro de desenvolvimento da miscigenação ocorreu em São Paulo, através do cunhadismo, que era uma prática indígena para integrar estranhos à sua comunidade, dando uma índia como mulher, surgindo assim, laços que os faziam parentes de todos os membros do grupo. Lá, os índios eram capturados para servirem de escravos, tornando-se a principal atividade econômica. Daí, foram surgindo os brasilíndios ou mamelucos, um povo que não era índio e nem português, mas falava tupi e nheengatu e foram fundamentais, para Ribeiro, na formação étnica do brasileiro e na ocupação e expansão territorial do país.
Os africanos foram tirados de suas culturas e forçados a trabalhar como escravos. Para dificultar núcleos de preservação do patrimônio cultural africano, contaram com a rica diversidade linguística deles e evitavam a concentração de uma mesma etnia nas mesmas propriedades, fazendo com que tivessem a identidade negada, sendo separado do resto da sociedade. A contribuição deles para a formação dos brasileiros estaria principalmente no plano ideológico, na força física, nas crenças religiosas, na música e na gastronomia.
...