Discussão do trabalho de Darcy Ribeiro "O Povo Brasileiro"
Resenha: Discussão do trabalho de Darcy Ribeiro "O Povo Brasileiro". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brufernanndes • 10/6/2014 • Resenha • 710 Palavras (3 Páginas) • 836 Visualizações
Trabalho sobre o filme Desmundo
1. Ao discutirmos a obra de Darcy Ribeiro, “O Povo Brasileiro”, podemos perceber que o início da colonização não se deu de forma amistosa como parecem mostrar algumas narrativas de livros de história. A síntese abaixo reforça tal afirmativa:
“Para explicar a mistura de raças do povo brasileiro, Darcy Ribeiro mostra que ela foi sustentada por quatro pilares, são eles: as matrizes que compuseram o nosso povo, as proporções que essa mistura tomou em nosso país, as condições ambientais em que ela ocorreu, e os objetivos de vida e produção assumidos por cada uma dessas matrizes. A esses pilares se somam três forças: a ecologia, a economia e a imigração. Ele sustenta que somos muito mais marcados hoje pelas nossas semelhanças do que pelas diferenças. Surgia assim no Brasil uma estrutura social totalmente inédita, cuja economia era baseada no escravismo e no mercantilismo, que se constituiu pela supressão de qualquer identidade étnica discrepante do conquistador através do etnocídio e do genocídio, cuja ideologia era sustentada pela igreja.
Não se deu, contudo, sem percalços. Houve vários conflitos principalmente entre colonos e índios e entre colonos e jesuítas. O primeiro tipo se deu pelo choque de mentalidade entre os recém-chegados e os locais.
Os índios eram considerados improdutivos e fúteis, cuja vida era levada dia a dia sem acúmulo de qualquer riqueza. Já os colonos eram considerados afoitos – os índios não conseguiam entender todo aquele desespero para juntar tantas coisas se ele tinha apenas uma vida para consumi-las. Houve muita resistência indígena principalmente pelo fato de eles serem politicamente descentralizados e atrasados. Isso fez com que cada tribo tivesse de ser dominada de cada vez. Já os jesuítas estabeleceram inúmeras missões autossustentáveis em que tentava recriar o modo de vida do índio, o que lhes foi extremamente prejudicial, dizimando sua população através das doenças trazidas pelo homem branco. Pelo fato de reunirem vários índios nessas missões, entraram e vários conflitos com os colonos, que queriam se apossar dos índios para realizarem seus trabalhos de extração. Assim, invadiram muitas dessas missões e mataram índios e saquearam os jesuítas. Por esse conflito de interesses e do caráter mercantil da nova colônia a Coroa ficou do lado dos colonos, o que culminou na expulsão dos jesuítas do Brasil Em contraste com as cenas iniciais da chegada dos portugueses ao Brasil e do início da colonização mostradas no filme Desmundo, explique como se deu esse encontro entre os portugueses e os índios, apontando conflitos e prejuízos para os povos colonizados”.
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/16711346/Darcy-Ribeiro-O-Povo-Brasileiro-resumo em 15-04-12
Em contraste com as cenas iniciais da chegada dos portugueses ao Brasil e do início da colonização mostradas no filme Desmundo, formule um pequeno texto explicando como se deu esse encontro entre os portugueses e os índios, apontando conflitos e prejuízos para os povos colonizados.
• Os Portugueses ao chegarem ao Brasil com intuito de criar riquezas, sua ocupação só foi possível através do cunhadismo, formando vínculo familiar com os indígenas, facilitando o seu objetivo, que era a extração do pau-brasil
...