TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de História no Contexto dos Anos 30

Por:   •  14/12/2016  •  Abstract  •  4.681 Palavras (19 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 19

O CURSO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO CENTRO DE HUMANIDADE E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (1975-2015) - PRIMEIRA FASE

Proponente: Francisco José Gomes Damasceno

CH

Um bolsista

Resumo do Projeto (2500 caracteres)

A presente proposta de investigação visa se debruçar sobre as experiências do curso de história no contexto do Centro de Humanidades e da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Criado oficialmente em 1950 o curso de história está - junto com outros cursos - no centro das articulações de criação da Universidade Estadual do Ceará, o que se deu apenas em 1975, com a incorporação de vários cursos existentes no nosso Estado e particularmente em nossa cidade - Fortaleza,  iniciando uma nova fase do ensino superior em nosso estado.

Se utilizando de pesquisa documental a jornais e documentos oficiais relativos a ao cotidiano administrativo, acadêmico e político, a principal metodologia desta pesquisa será a História Oral, com o recurso de entrevistas para recomposição do passado (BOUTIER; JULIA, 1998).

Entre 1975 e 2015 a UECE se estabelece no cenário estadual, regional e nacional criando fortes vínculos com a sociedade cearense e o curso de história atravessa o período da ditadura militar, constitui corpo docente que se qualifica a partir da década de 1990 e se consolida como um importante curso de nossa universidade, tanto no que toca a formação de profissionais, como em termos de atuação interna. É este processo que procuramos relevar.

Este projeto está associado ao projeto "Memória Institucional e corporativa da Universidade Estadual do Ceará (1975-2012)", que "pretende estudar a memória institucional e corporativa da UECE presente em documentos oficiais, imagens, notícias em periódicos, sites , livros e depoimentos de dirigentes, professores e funcionários" que em nosso caso focará especificamente na atuação do Centro de Humanidade e do Curso de História.

Introdução, Justificativa, Problematização (objeto de pesquisa) (4500 caracteres)

O curso de história da UECE está no seio do surgimento da própria universidade no Ceará. Fundado a aproximadamente 50 anos, mesmo antes da UECE ser criada, este curso juntamente com o curso de geografia, Letras, matemática e filosofia, está no seio da antiga Faculdade Católica de Filosofia do Ceará.

A articulação engendrada no sentido de sua criação envolvia amplos setores, como Os Irmão Maristas (UMBEC - Sociedade Mantenedora), O Colégio Cearense (Instalações e Bibliotecas – sede provisória), Professores da Escola de Agronomia, Da Faculdade de Direito, da Escola Preparatória de Fortaleza, do Seminário da Prainha e do Liceu do Ceará (Corpo Docente), Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande do Sul (modelo administrativo e pedagógico).

Em 1947 um decreto presidencial autoriza o funcionamento da Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, e neste mesmo ano é realizado o primeiro concurso de habilitação para os cursos já citados. Em 1966, a faculdade é encampada como autarquia pelo governo do estado e passa a se chamar Faculdade de Filosofia do Ceará, funcionando em sede própria (atual Centro de Humanidades).

O curso de história se origina do desdobramento do curso de Geografia e História, autorizado pelo decreto 22.974 de 1947 e reconhecido por um outro, o de número 28.370 de 1950. Como curso de história se estrutura a partir de 1957. Dados de 1972, nas comemorações de 25 anos da Faculdade, davam conta de um curso com funcionamento diurno e noturno; com 134 alunos matriculados e 1042 alunos no total, com uma previsão de 22 formando para o referido ano.

Não há informações precisas sobre os diversos currículos de nosso curso, mas pode-se falar em pelo menos três. Um anterior a 1991; um segundo, que foi estabelecido pela comissão de reforma no ano de 2000 e mais recentemente um terceiro que adequava a exigências da legislação em vigor.

        Segundo o site da UECE o curso de História objetiva formar "Profissionais aptos a atuar no magistério de 1º , 2º e 3º graus , assim como em órgãos e instituições de pesquisa..."  Hoje o curso  possui uma grade de disciplinas com 174 créditos, 2.610 horas/aula, com um prazo mínimo de 4 anos e meio e um prazo máximo de 7 anos. (disponível em < http://www.uece.br/uece/index.php/graduacao/presenciais>)

Nas elaborações do Projeto político pedagógico realizado por uma comissão de professores e alunos no ano de 2000 se apontou para sua missão: "Propiciar ao licenciado uma visão humanista e crítica acerca da sociedade e da história e ao mesmo tempo instrumentalizá-lo para atuar com competência nos vários campos de trabalho do historiador." Seriam então objetivos do Curso cinco os objetivos do curso entre os quais: Possibilitar ao educando a compreensão da dimensão tempo e espaço no desenvolvimento das ações humanas; Propiciar ao educando domínio teórico/metodológico para o reconhecimento e problematização das principais correntes historiográficas; Estimular nos educandos a aproximação com outras áreas do conhecimento, sem prejuízo da particularidade do ofício próprio do(a) historiador(a); Habilitar o educando para o desempenho das funções do magistério, que no caso do(a) historiador(a), não pode estar dissociado do domínio da pesquisa; Capacitar o educando para atuar nos âmbitos acadêmico e em instituições de ensino, de memória e do Patrimônio Cultural.

        Esses objetivos estariam em consonância com as “Competências e Habilidades” definidas nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de História, elaboradas pela comissão de especialistas para o MEC daquele momento.

        No entanto a letra morta, escrita, presente nos documentos não aponta e nem reflete a trajetória deste curso desde sua criação, nem tampouco a sua inserção dentro da recém criada universidade e posteriormente no contexto de seu processo de desenvolvimento.

        É esta lacuna da qual se ressente nosso curso e nossa universidade, do registro das experiências de alunos, professores e funcionários dentro do contexto da universidade. Suas lutas, suas conquistas, seus projetos pedagógicos, as experiências docente, discente e administrativa dos que fizeram o curso e de como o fizeram, de quais as contribuições deixadas e no que impactam na realidade do curso hoje.

Revisão de Literatura/Referencial Teórico ()

Não são muitos os trabalhos sobre a UECE e particularmente sobre o curso de História, embora eles existam. Já os estudos sobre a universidade no Brasil são consideráveis e apontam experiências distintas em variados estados do nosso país revelando uma realidade complexa, heterogenia e cheia de nuances próprias que conferem um "colorido" todo especial a interpretação desta realidade.

Embora a universidade propriamente dita no Brasil date de meados do século XX, haviam cursos e faculdades bem antes disto que remontam o Brasil Império. A experiência da universidade se inicia nos centros dinâmicos da economia brasileira, marcadamente centros como São Paulo e Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com