DESAFIO PROFISSIONAL PLANO DE CURSO E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Por: Ângela Mendes • 12/3/2019 • Artigo • 5.205 Palavras (21 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
ADEILTON MENDES SOUSA – RA 5043575154
MARCUS GOMES DE LIMA – RA 6187717378
SIDNEY GARCIA CHAGAS – RA 6099666141
ZEIZE GENEROSA DA COSTA- RA 5050562661
DESAFIO PROFISSIONAL
PLANO DE CURSO E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
[pic 3]
Anápolis
2018
ADEILTON MENDES SOUSA – RA 5043575154[pic 4]
DEIXE GENEROSA DA COSTA – RA 5050562661
MARCUS GOMES DE LIMA – RA 6187717378
SIDNEY GARCIA CHAGAS – RA 6099666141
ZEIZE GENEROSA DA COSTA RA 5050562661
DESAFIO PROFISSIONAL
PLANO DE CURSO E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Desafio Profissional apresentado ao Curso de História da Anhanguera Educacional – Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Professores:
Prof. Fábio Luiz da Silva
Profª. Miksileide Pereira
[pic 5]
Anápolis
2018
SUMÁRIO[pic 6]
INTRODUÇÃO 03
1 PLANOS DE AULA 04
2 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO[pic 7]
Este trabalho foi elaborado visando atender as exigências para a conclusão das disciplinas: Competências Profissionais; Educação de Jovens e Adultos; História Contemporânea; História do Brasil Republicano II; Patrimônio, Museus e Arquivos.
Em termos de formação acadêmica o objetivo geral do trabalho foi de desenvolver conhecimentos, habilidades e competências necessárias para criar projeto de ensino de História, utilizando-se do patrimônio cultural local, em uma situação escolar adversa.
Trata-se de um trabalho de vertente prática, que se consolidou por meio da elaboração de um plano de ensino, ou seja, um conjunto de planos de aula, voltados ao ensino de uma turma de 37 alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Para tanto, foram trabalhados conteúdos relativos às temáticas: História Contemporânea e História do Brasil Republicano II, com enfoque na valorização do patrimônio e a diversidade cultural da cidade de Anápolis, que se consolidou por meio da exploração de peças do Museu Histórico de Anápolis.
Durante o planejamento explorou-se os seguintes conteúdos: Revolução Industrial, Guerra Fria, O governo de Juscelino Kubitschek, A Ditadura militar: aspectos políticos e culturais e Constituição de 1988. Para o trabalho incluiu-se ações a partir do emprego de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, a saber, data show, TV e Internet.
O trabalho consta também da apresentação da apresentação de atividades propostas para a realização pelos alunos, a saber, três questões objetivos com gabarito e três questões discursivas com a apresentação da resposta esperada.
1 PLANOS DE AULA[pic 8]
PLANO DE AULA 1
CONTEÚDO Revolução Industrial
ABERTURA DA AULA
- Apresentar o objetivo de aprendizado
Hoje, vamos aprender sobre a Revolução Industrial para analisar o papel exercido por este fato histórico na evolução da sociedade e na mudança da dinâmica individual e social das pessoas. Estudar também o cenário político que marou o Brasil a partir de 1840, ano que ocorria a Revolução Industrial na Europa.
- Apresentar os resultados esperados
No final dessa aula, vocês serão capazes de descrever com suas palavras os fenômenos estimuladores da Revolução Industrial e os reflexos deste fenômeno no mundo. Deverão ser capazes ainda de descrever as principais características do Segundo Reinado no Brasil, quando Dom Pedro II assume o governo do país.
- Reativar os conhecimentos prévios
Perguntar aos alunos: “alguém já ouviu falar ou leram em algum lugar sobre a Revolução Industrial?”; “Vocês lembram o período em que ocorreu a Revolução Industrial?”, Conseguem descrever como ocorreu a transição ocorrida na Revolução Industrial? Enquanto a Europa estava em plena Revolução Industrial, qual era o cenário no Brasil.
CORPO DA AULA
- Modelagem
Vamos aprender o que foi a Revolução Industrial, analisando os aspectos relacionados ao processo de transição e seus reflexos sociais no mundo.
Vamos aprender sobre a Revolução Industrial, pois esse conhecimento nos ajuda a compreender a sociedade a partir de uma perspectiva relacionado com o trabalho, a mão de obra, os meios de produção, aspectos estes que estão diretamente ligados com a evolução da sociedade.
Devemos analisar o contexto político e econômico brasileiro no período que ocorria a Revolução Industrial na Europa.
Nós utilizamos esse conhecimento todas as vezes que refletimos sobre o processo de produção de bens, e quando visitamos cidades historias onde prevalece o artesanato é possível constatar na prática as mudanças ocorridas na manufatura.
...