TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Stijl – Neoplasticismo

Por:   •  28/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

De Stijl – Neoplasticismo

De Stijl – Foi fundado em 1917 pelo pintor e arquitecto holandês Theo van Doesburg com Piet Mondrian, Vilmos Huszar, Peter Oud e Antony Kok. Com influências do cubismo, Mondrian foi um caso em que o impacto da destruição, conflitos e barbárie decorrentes da 1º guerra mundial, levou alguns artistas a procurarem uma nova ordem, equilíbrio e harmonia na arte. De Stijl (significa “o estilo”) era o título de uma revista (que começou a ser publicada em 1917) e onde estes pintores, arquitectos e designers expunham os fundamentos teóricos desta arte (neoplasticismo). Foi um movimento que englobou as artes plásticas, a arquitectura e o design.

Neoplasticismo – termo utilizado por Piet Mondrian 1919 que ele traduziu uma nova arte plástica ou “plástica pura” que pretendia substituir qualquer cópia da natureza. O Neoplasticismo pretendeu conceber uma plástica pura e sem valores tradicionais da pintura ocidental. Revela influências da D.W. ao nível da linha recta. Neoplasticismo é uma arte baseada na abstracção geométrica, em que o seu criador defende:

- A libertação da arte, a arte deveria evoluir no sentido de atingir total harmonia, ordem e clareza, num constante processo de refinamento

- Combate do individualismo, anunciando uma harmonia universal, “uma unidade internacional na vida, na arte e na cultura”

- Essência universal da pintura como um equilíbrio cósmico, ordem e mistério do Universo

- Criação de uma abstracção lógica ao seu estado extremo, carácter místico, transcendente

- Rejeição de qualquer referência figurativa

- Criação de um espaço aberto para a expressão desta estética

- Uma arte objectiva, clara, não ilusória, incluía os elementos primordiais da percepção visual (linhas rectas, formas básicas, cores primárias)

- Ausência de subjectividade e emotividade nas obras

- Que servisse de estímulo a uma nova consciência sobre um novo tipo de beleza - Que deveria ter uma validação internacional A nível formal:

- Processo conciso de depuração de formas, decompondo imagens e planos em fragmentos lineares até atingir uma síntese deformas puras (quadrando e rectângulo)

- Que a forma e a cor se expressassem como uma unidade

- Princípios geométricos, concretização de uma arte de elementos verticais e horizontais - Composições equilibradas

- Visão racional e geométrica, linhas horizontais e verticais cruzadas em ângulos rectos

- Utilização das cores primárias, do preto e do branco

- Austeridade de expressão (não confundir com simplicidade de expressão)

Foi uma arte que rejeitou qualquer referência figurativa, enquanto poética abstracta. Este estilo foi uma síntese das artes e um rigor geométrico aplicável em todos os domínios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com