ELOGIO DA LOUCURA – ERASMO DE ROTERDÃ
Por: IsabelaLigabue • 3/8/2018 • Trabalho acadêmico • 701 Palavras (3 Páginas) • 320 Visualizações
ELOGIO DA LOUCURA – ERASMO DE ROTERDÃ
QUEM FOI ERASMO DE ROTERDÃ?
- GRANDE FILÓSOFO RENASCENTISTA
- HUMANISTA CRISTÃO (ELE BUSCAVA EM SEUS LIVROS/SUAS IDEIAS RETORNAR A UM CRISTIANISMO MAIS PURO, APESAR DE SER CRISTÃO E NÃO TER ROMPIDO COM A IGREJA, ELE ERA UM "CRÍTICO" EM RELAÇÃO AO AUTORITARISMO DOS BISPOS, COM ALGUMAS COISAS QUE ELE NÃO CONCORDAVA COM A IGREJA CATÓLICA)
- PRIMEIRO ESCRITOR AUTÔNOMO, OU SEJA, ELE VIVIA DE SEUS PRÓPRIOS LIVROS
- ERASMO DEFENDIA QUE AS MULHERES DEVERIAM SER TRATADAS MELHORES
- ERA CHAMADO DE "PRINCÍPE DO HUMANISMO"
- NASCEU EM 1466/1469 (EXISTE UMA GRANDE DÚVIDA SOBRE O ANO EM QUE ELE NASCEU)
- MORREU EM 1536
O LIVRO É CONSIDERADO UM DOS MAIS INFLUENTES LIVROS DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL E UM DOS CATALIZADORES DA REFORMA PROTESTANTE
O ELOGIO DA LOUCURA, ESCRITO EM 1509, PUBLICADO EM 1511:
O LIVRO COMEÇA DE UMA FORMA IRÔNICA E PASSA PRA UMA FORMA SARCÁSTICA CRITICANDO A IGREJA CATÓLICA, DO ENSINAMENTO CATÓLICO E DAS "SUPOSTAS" CORRUPÇÕES DA IGREJA.
ERASMO RETRATA A LOUCURA EM PRIMEIRA PESSOA, ELE FAZ REFERÊNCIAS AO FATO DE QUE A LOUCURA ACOMPANHA O HOMEM EM TODA A SUA VIDA. ELE TAMBÉM USA MUITOS MODELOS DA LITERATURA GRECO ROMANA, MAS SEMPRE USANDO MUITO SARCASMO E FAZENDO MUITAS CRÍTICAS.
ELE DIZ: "O QUE SERIA DA RAZÃO SE NÃO FOSSE A LOUCURA?"
A LOUCURA IMPULSSIONA O HOMEM EM SEU MODO DE AGIR, ELE FAZ REFERÊNCIA Á PLATÃO E ARISTÓTELES E FAZ UMA ENORME CRÍTICA, TANTO Á ELES QUANTO AOS FILÓSOFOS DE SUA ÉPOCA
ELE CRITICA TAMBÉM OS TEÓLOGOS (A REALEZA, OS JUÍZES, ETC) MAS ESPECIALMENTE Á IGREJA CATÓLICA
TERMINA COM UM TESTAMENTO RELACIONADO DOS IDEAIS CRISTÃOS
ALGUNS EXEMPLOS DADO NO LIVRO SOBRE A LOUCURA:
- O SÁBIO
ERASMO DIZ: "QUEM SERÁ O VERDADEIRO SÁBIO? SERÁ QUE O SÁBIO, É SÁBIO MESMO?"
UM EXEMPLO, UMA PESSOA QUE SE MATA DE ESTUDAR E DEIXA DE LADO OS PRAZERES QUE A VIDA TRAZ, QUE A VIDA PROPORCIONA, SERÁ QUE ELE É TÃO SÁBIO ASSIM? UM HOMEM QUE VIVE PELOS LIVROS MAS NÃO VIVE PELA VIDA, QUE PODE ACABAR MORRENDO JOVEM, DOENTE, E NÃO VIVEU. SERÁ QUE ELE É SÁBIO OU É BEM MAIS LOUCO DO QUE SE IMAGINA?? OU SERÁ QUE A LOUCURA GOVERNA OS SÁBIOS?
- A GUERRA
"A GUERRA EXISTIRIA SE NÃO FOSSE A LOUCURA?" DIZIA ERASMO.
OS EXÉRCITOS COMBATEM UM AO OUTRO POR MOTIVOS, BOA PARTE DAS VEZES, IDIOTAS, NA MAIORIA DAS VEZES, MOTIVOS ABSOLUTAMENTE FÚTEIS, DESNECESSÁRIOS. E MORREM PESSOAS DOS DOIS LADOS. SERÁ QUE SE AS PESSOAS NÃO FOSSEM LOUCAS O SUFICIENTE PARA ACREDITAR NA GUERRA, A GUERRA ACONTECERIA?
- AS INDULGÊNCIAS
ERASMO TAMBÉM ENTRA EM OUTROS PONTOS COMO A INDULGÊNCIA.
ALGUÉM REALMENTE ACREDITARIA QUE COM DINHEIRO IRIA CONSEGUIR ALGUM BENEFÍCIO Á SUA ALMA, SE NÃO FOSSE A LOUCURA? ALGUÉM CHEGARIA MESMO Á ACREDITAR QUE EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE DINHEIRO E FÉ. SE NÃO FOSSE A LOUCURA? (ESSA QUESTÃO PODE SER VISTA ATÉ HOJE)
...