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Educação patrimonial artística

Por:   •  26/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARTÍSTICA (EPA) 2017

O projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), vem sendo desenvolvido na rede estadual de ensino desde 2012. O CERES participa do EPA desde 2015, com experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, para avivar o debate e incrementar as práticas culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes e dos espaços históricos, com vistas à identificação do patrimônio baiano, a preservação da memória cultural e a apropriação do conhecimento da história cultural baiana. A partir do EPA, pretende-se incrementar o desenvolvimento de ações essenciais para o exercício do direito à cultura, para a defesa dos valores históricos, artísticos e estéticos, para a formação de uma nova mentalidade cultural.

OBJETIVOS

- Entender que a educação está associada à história, à memória, à cultura e ao seu patrimônio que são experiências da vida cultural e educativa.

- Identificar o patrimônio como uma das possibilidades de interpretação da história cultural feirense.

- Compreender as distintas linguagens artísticas (visual, fílmica, literária, musical, coreográfica, entre outras) como parte do patrimônio cultural.

- Aprimorar a estética do olhar, por meio da fotografia e de imagens, para o exercício das formas de percepção da história e dos distintos tipos de patrimônios culturais.

- Vivenciar a experiência do belo e do lúdico no CERES.

OPERACIONALIZAÇÃO

O EPA ocorre em 3 fases:

  1. Aventuras patrimoniais, sob a forma de aula passeio, para a “caça” aos distintos tipos de patrimônio nos diversos contextos.
  2. Organização de equipes, apenas nas turmas selecionadas para o projeto. Tendo como ponto de partida a PESQUISA ESCOLAR sobre qualquer desses temas: a escola, a rua, os becos, o casario, a fonte, o bairro, as matas, as águas, o município e, em especial, a sua gente, os animais (patrimônio no geral).
  3. Apresentações das aventuras patrimoniais ao professor de história utilizando-se da fotografia, da argumentação lógica, das experiências vividas ou das histórias de vida sobre o tema escolhido, organizado num álbum, para avaliação e seleção.
  4. Apresentação da equipe selecionada nos 27 NTE, com a exposição dos álbuns selecionados com registros e diagnósticos dos olhares fotográficos sobre o patrimônio artístico e cultural feirense;

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