Feminismo
Por: kamiladd • 27/5/2015 • Resenha • 311 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Marcha das Vadias
[pic 1]Em Janeiro de 2011, ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. Um policial fez uma “observação” para que “as mulheres evitassem se vestir como vadias para não serrem vitimas”. E por essa pequena “observação” de um policial, causou revolta nas mulheres canadenses e levou as ruas de Toronto mais de 3 mil pessoas, depois de Toronto o movimento ocorreu também em Los Angeles, Chicago, Buenos Aires e Amsterdã, entre outros lugares. No Brasil a primeira Marcha das Vadias ocorreu em São Paulo, em 4 de Julho 2011, e cerca de 300 pessoas compareceram, de acordo com a contagem da Policia Militar, nesse mesmo ano iniciou-se a manifestações em mais 4 cidades, em 2012, no dia 29 de Junho, ocorreu a 1º Marca das Vadias na cidade de Teresina, e a ultima marcha foi em Brasília no dia 21 de Junho 2013 e reuniu mais de 3 mil pessoas. No Brasil, a marcha também chama atenção para o numero de estupros ocorridos no país, Por ano, cerca de 15 mil mulheres são estupradas. Mas não foi só por esse motivo, também foi à luta pelo fim da violência domestica, física, simbólica e sexual.
As marchas ocorridas nos pais foram movimentados autônomos e espontâneos, mobilizados pelas redes sociais e muitas divulgações por meio de panfletos e cartazes espalhados por muitas cidades, e foram mobilizando milhares de pessoas não somente no Brasil, mas em vários países.
O nome Marcha das Vadias, traduzido do inglês “Slut Walk”, gerou polemica, a organização das marchas de Brasília afirma que a intenção das brasileiras foi se apropriar do nome e ressignifica-lo, questionando: Afinal, vadias por quê?. Entre muitos cartazes na marcha de Brasília o que chamou a atenção de todos foi “se ser vadia é ser livre, somos todas vadias”. [pic 2]
Fontes:(http://blogueirasfeministas.com/2014/05/marchas-das-vadias-2014/) (https://marchadasvadiassp.milharal.org/ )
[pic 3]
Fonte da Imagem (https://marchadasvadiasdf.wordpress.com/manifesto-porque-marchamos/)
...