GOLPE MILITAR URUGUAI
Por: jonathansalvador • 22/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.924 Palavras (12 Páginas) • 282 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL GUIANUBA[pic 1]
Guilherme Lutiano Soares Antunes
Jonathan Salvador Rodrigues Da Silva
Leonardo Soares Antunes
Anjo ou Demônio
La Llorona
Professor Orientador: Vanessa Casagrande
Colégio Guianuba
D’jalma Sassi, 561
Bairro: Nova Sapucaia
CEP 93224-680
Sapucaia do Sul, 2011.
Dedicatória
Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus pela fé, saúde perseverança que tem nos dado. Também aos nossos pais a quem honramos pelo esforço e aos professores pelo incentivo de querer cada vez mais lutar pelo nosso aprendizado.
Agradecimentos
Não podemos de deixar de agradecer aos professores que nos ajudaram com as nossas frequentes duvidas em especial a professora Vanessa Casagrande e também ao nosso amigo cantor e compositor uruguaio Raul Quiroga que nos deu a possibilidade de conhecer um pouco mais desta cultura.
Resumo
La Llorona ("A Mulher Chorando") é uma lenda difundida no México e América Central. Embora diversas variações existam, a história básica conta a história de uma bela mulher com o nome de Maria matando seus filhos por afogamento, a fim de estar com o homem que ela amava. Quando o homem rejeita, ela se mata. Desafiado às portas do céu sobre o paradeiro de seus filhos, ela não é permitida a entrada após a morte até que ela encontrou. Maria é forçada a andar pela Terra por toda a eternidade, procurando em vão por sua prole se afogou, com seu choro constante dando-lhe o nome de "La Llorona".
Em algumas versões do conto, La Llorona sequestra crianças errantes, ou crianças que desobedecem aos pais. Pessoas que afirmam vê-la dizer que ela sai à noite ou na tarde noite de rios ou oceanos, no México. Alguns acreditam que aqueles que ouvem os lamentos de La Llorona estão marcados para morrer. Diz-se gritar "Ay, mis hijos!" que se traduz em "Oh, meus filhos!". Pais advertem os seus filhos que o mau comportamento fará com que La Llorona para rapta-los, e que estar fora após escuro resultará em sua visitação. O conto também alerta adolescente para não ser seduzida pelo status, riqueza, bens materiais, ou por homens fazendo declarações de amor ou promessas de luxo.
.
Palavras-chave: La Llorona ; Lenda ; México; Mulher.
Sumário
1 Introdução 7
2 Objetivos 8
3 Justificativa 9
4 A Lenda de La Llorona 10
Música: La Llorona 13
Lila Downs 13
5 Metodologia 15
5.1 Cronograma 15
5.2 Custos 15
6 Conclusões 16
- Introdução
O trabalho apresenta uma história mexicana, que faz parte da cultura daquele país conhecida como La Llorona (A Chorona), ou seja, uma lenda diversificada entre dois pontos mito ou verdade, que se varia entre diferentes contos, como a de uma linda mulher que por amar de mais seu marido e ser rejeitada acaba matando seus filhos afogados por raiva. No entanto, se lamenta por isso todas as noites chamando-os com seu doloroso choro.
O trabalho também destacará as diversificadas histórias citadas anteriormente, para uma melhor localização do leitor. Já que trata-se de uma parte do folclore mexicano, totalmente desconhecido em nossa região.
- Objetivos
Temos como objetivo destacar e divulgar a importância desta lenda La Llorona dentro da cultura mexicana, mostrando a importância que apresenta para a nossa comunidade. Essa lenda é apresentada por grupos folclóricos através da dança e por vezes, os expectadores não conhecem a verdadeira história apresentada. Com isso pretendemos incentivar aos nossos leitores a conhecerem e estudarem mais sobre essa fabulosa lenda.
- Justificativa
Poderíamos apresentar diversos motivos para justificar o tema escolhido. No entanto, o escolhemos pois a lenda La Llorona faz parte de nossas vidas. Esse motivo é o que nos motiva a cumprir os nossos objetivos ao longo do trabalho.
- A Lenda de La Llorona
Para alguns etnógrafos, a lenda La Llorona conta com escassas centenas de anos, de uma criação de colonizadores espanhóis no Novo Mundo. Para outros, como ensaístas e escritoras Gloria Anzaldúa, a origem mais remota da Llorona situar-se a mitologia asteca, mais propriamente na figura de Cihaucoatl, deusa que transporta faca do sacrifício e chora desesperadamente (Anzaldúa, 1997: 35). Qualquer que seja sua origem, o facto é que a Llorona é um elemento incontornável e das lendas do sudoeste. A sua popularidade é tão grande e as referencias a ela são comuns na cultura popular, que Robert Gish a define “ Uma das mulheres mais fascinantes, arquétipos na literatura mexicana-americana contemporânea“ (Gish 1996: 110).
...