Guerra de Sessação
Por: NicholasAbreu98 • 24/9/2015 • Projeto de pesquisa • 253 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
Em 1861, nos Estados Unidos, houve o início de um grande conflito interno que decidiria, mais a frente, o rumo econômico e político que o país seguiria. Enquanto a Revolução de 1776-1783 criou os Estados Unidos, a Guerra Civil de 1861-1865 determinou que tipo de nação seria.
Antes da Guerra ter início, Estados Unidos era uma nação dividida entre Norte e Sul. Enquanto a economia do Norte era baseada nas indústrias de manufatura e possuía mão de obra assalariada, o Sul obtinha seu sustento da agricultura através da mão de obra escrava. Como o Norte investiu pesado em suas indústrias, o poderio tecnológico estava em suas mãos, enquanto o Sul ainda era atrasado. A nova administração e a maior parte dos Estados Unidos se recusavam a reconhecer a separação.
O Estopim foi em 1860, quando Abraham Lincoln, que era um candidato abolicionista, ganhou a eleição. Então, 7 estados escravistas do Sul dissociaram-se dos Estados Unidos, formando os Estados Confederados da América. Mais tarde, 4 estados escravistas se uniram aos Estados Confederados. No exército da União (formado pelos estados não-confederados) também haviam estados escravistas, isso esclarece que a principal motivação da Guerra Civil não era a abolição da escravidão, e sim, evitar fragmentação dos Estados Unidos, o que o Governo Estadunidense receava.
Então, em 1865, a Guerra termina com a vitória do Norte pela rendição dos Confederados, deixando 625 mil mortos. O país passou por um processo de revitalização, onde a economia era sustentada pela tecnologia, exportação de produtos industriais e mão de obra assalariada.
...