Histórico Vila tiberio Ribeirao Preto
Por: Thauany Barcelos • 25/2/2019 • Resenha • 395 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
O objetivo do estudo da área da Vila Tibério é a análise da sua escala de vizinhança, onde avaliaremos seus aspectos através de levantamentos morfológicos, análises visuais e comportamentais. Em suma, define-se como Vizinhança toda a área que seja auto-sustentável e que atenda à diversas necessidades básicas da comunidade local, principalmente através dos Equipamentos Urbanos, essenciais para suprir tais necessidades, sendo eles creches, escolas , hospitais, etc., assim como se verifica na Vila Tibério. Vale ressaltar que, por ser um bairro antigo, percebe-se grande proximidade e sociabilidade entre seus habitantes, geralmente pessoas de faixa etária mais avançada, que moram e conhecem seus vizinhos há muito tempo, tendo assim, um profundo sentimento de enraizamento com o local.
Histórico:
A área onde hoje se situa a Vila Tibério se deve em ocorrência da doação em 1890 de um lote de terras do coronel João Franco de Moraes Octávio para Tibério Augusto Garcia de Senne que, por ser casado com a Srtª. Deolinda Franco, filha do proprietário da área, recebeu um terreno que se estendia desde a antiga Estação Mogiana ( que antigamente era localizada na região) até onde é atualmente campus da Universidade de São Paulo (USP- RP). Assim , o Bairro recebeu o nome de Vila Tibério em homenagem a seu fundador.
O lote doado à Tibério Augusto era parte do terreno que constituía a Fazenda Monte Alegre; o restante da área da fazenda pertencia ao Rei do Café, o coronel Francisco Schmidt , que durante a década de 1920 fez com que a Fazenda fosse uma das maiores produtoras de café da região.
A Vila Tibério constituiu -se como um bairro tipicamente operário já que concentrava grande contingente de mão de obra imigrante, atuantes em grandes companhias locais como a Companhia Mogiana, cervejarias Antarctica e Paulista e Cerâmica São Luiz, grandes símbolos operários do bairro responsáveis por acentuar seu ritmo de crescimento na época.
A fazenda passou por reduções de área devido a divisões de herança, sendo comprada pelo Governo Federal no final da década de 1930 e, apenas em 1950, teve o processo de doação da área da Fazenda para a à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Localização:
[pic 1]
O bairro situa-se na Zona Oeste de Ribeirão Preto, proximo ao Centro da cidade
...