TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Mineração Mundial

Por:   •  21/7/2016  •  Resenha  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

História da mineração Mundial

A mineração é a extração de minerais de rochas ou solos, entretanto esse termo só começou a ser utilizado a partir do século XVI. Esses elementos extraídos trouxeram muitos benefícios a sociedade, porém a extração é um processo prejudicial ao meio ambiente.

Na “idade da pedra” a necessidade de algumas ferramentas básicas, como lanças, originou um processo denominado catação, em que utilizavam lascas de rochas e as moldavam com outras rochas de maior dureza. A catação foi o processo que originou a mineração que existe a muitos séculos, antes mesmo do início do calendário cristão, e em decorrência dessa evolução ocorreu a “idade do bronze”, que ocorreu cerca de 4 mil anos atrás em que foi descoberto a liga metálica de bronze, e a “idade do ferro”, posterior a idade do bronze em que o humano domina a técnica da metalurgia do ferro.

Com o passar das eras, cada benefício fora de suma importância para os dias atuais, gravando assim a evolução e inovações em cada época.

  • Antiguidade: os principais fatos ocorridos foram após 2600 anos a.C. em que os povos começaram a produzir seus recursos, como os mediterrâneos que produziam o chumbo, prata e bronze a partir das ligas metálicas e sulfuretos metais, os povos Hititas utilizando o ferro e os chineses utilizando carvão como combustível. Ao se passar 600 anos a cidade de Laurium, próximo a Atenas, começa a explorar minas a céu aberto de prata e chumbo mas então as abandonam e cerca de 600 a.C. Atenas retoma o processo e começa a construir poços de acesso e ventilação nos métodos que eles utilizaram de câmaras e pilares, no entanto um processo muito lento, avançando em volta de 1.5m ao mês. Então em aproximadamente 950 a.C. inicia-se, na Espanha, a exploração para obtenção de prata da mina Rio Tinto. Em 700 a.C. utiliza-se as primeiras ferramentas de ferro para extração de sal-gema e em 600 a.C. os chineses descobrem o gás mineral e o petróleo ao explorar o sal, no mesmo séc. eles também reproduzem as primeiras armas de aço.

  • Idade Média: é marcada, primeiramente, com as guerras púnicas que ocorrem em 265 a.C. em que uma das muitas causas da briga entre Roma e Cartago são pelos territórios argentíferos, em meados do ano 900 os chineses inventam as porcelanas e a maior contribuição romana para a mineração foram os dispositivos de retirada de agua das minas destacando-se as a noras e parafuso de Arquimedes.

  • Idade Moderna: Em 1553 a República Checa inova ao utilizar os primeiros carris em suas minas.  A Hungria, em 1627, é o primeiro país a utilizar explosivos para fins de extração em minas. No ano de 1768 a utilização das bombas a vapor para a retirada da água em minas é inventado na Cornualha.
  • Idade Contemporânea: No ano de 1815 é fabricada a primeira lanterna de segurança para uso em minas de carvão, em 1829 aparecem as primeiras jigas. A corrida ao ouro se inicia no ano de 1848 na Califórnia, em 1850 a primeira máquina de perfuração em rocha aparece na França,  em 1864 é realizada uma grande invenção, com base nos estudos de pesquisadores dos minerais então, é inventada, a primeira broca de diamante e em 1865 Alfred Nobel inventa a dinamite. Em 1876 é realizada, pela primeira vez, na Alemanha a utilização dos martelos pneumáticos. Os britadores de maxilas e os moinhos de bolas são aplicados pela primeira vez na Cornualha em 1880 e a primeira máquina de extração a eletricidade começa a funcionar em 1888, em AspenColorado. Em 1897 é inventada a mesa de Wilfley e em 1900 a lâmpada de acetileno;

Com base nesses grandes avanços tecnológicos, surgem também tecnologias responsáveis, dentro da mineração, pelo controle ambiental. A necessidade de desenvolvimento dessa tecnologia limpa dentro da mineração surge com os vários riscos à saúde do trabalhador mineiro e do meio ambiente, fazendo a indústria assim investir pesado em materiais de “ponta” para a segurança de ambos, em que hoje são aplicados em vários países subdesenvolvidos e se obtém bons resultados. Um exemplo de desenvolvimento tecnológico dentro da mineração que se preocupa com a segurança do empregado e o ambiente é o método de extração com solvente /eletroextração, que é um processo hidrometalúrgico que difere do método tradicional de produção de cobre por moagem, fundição , refino  e auxilia na produção de cobre de baixo custo, a partir de resíduos e despejos de minério bruto de minerais de cobre escavações das minas de cobre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com