Historia geral
Por: andreia.cestare • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 6.680 Palavras (27 Páginas) • 1.452 Visualizações
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO
Questões obrigatórias para o dossiê
1.Caracterize a educação grega na antiguidade, incluindo o período homérico.
A educação na antiguidade teve em longo processo na cultura grega, foi marcado por invasões e cruzamento de raças e mistura de culturas. Com esses acontecimentos de invasões, destruições de cidades, houve duas civilizações, a cretense e a micênicas mas as duas foi destruídas e junto com elas desapareceu a escrita, onde esse período ficou conhecido como “A Idade das Trevas”.
Mas a sociedade foi reorganizando e dando uma nova forma social. Nesse período teve a formação do povo grego.
Foi o período homérico e também conhecido como a “Idade heroica”. Os gregos não deixavam de relatar as guerras, os mitos, as poesias, os hinos religiosos por causa do desaparecimento da escrita não, eles transmitiam tudo isso através do oralmente, e quando a escrita foi ressurgindo, essas tradições orais começaram a ser reunidas, selecionadas por escrito.
A educação e criar o educano ou criar nele a condição de aprender, instrui-lo, ou passar- lhe informações.
Na Grécia Antiga o escravo que levava o adolescente até a escola era chamado de pedagogo.
Os gregos desenvolveram na formação cultural um alto grau de consciência de si mesma dando uma nova concepção cultural que deu ao individuo papel de destaque na sociedade.
Com isso a educação grega visava uma formação integral que envolve-se o desenvolvimento do corpo e do espirito.
Já a educação no tempo do Homérico era visada a formar o nobre Cortes e Virtuoso e ter características de ter força e coragem, para ser um bom guerreiro, mas os aristocráticos gregos incluíam a lealdade, beleza, hospitalidade, honra, gloria, desafio a marte e etc.
A criança depois dos seus sete anos era levada aos palácios de outros nobres para aprender o ideal cavalheiresco e eram contratados preceptores para estruir e conferir a formação dessa criança. Os nomes que sinalizam os germens das ideias sobre a educação entre os gregos são: Homero e Hesíodo.
2.Esclareça a importância de Homero e Hesíodo para a educação, na Idade Antiga. Em seguida, pesquise, em outras fontes, e destaque aquilo que julgar interessante nas obras: Ilíada e Teogonia.
Homero é chamado “educador da Grécia” tendo o poema “A Ilíada e a Odisseia”.
Hesíodo é a segunda fonte estudo da cultura grega que deixou dois poemas, “A Teogonia” e “Os trabalhos e os Dias”.
Entre Homero e Hesíodo há algumas diferenças como:
Homero representa o mundo e a cultura grega do ponto de vista da aristocracia. Portando sempre falando da importância das guerras, lutas, guerreiros, do herói, da coragem, da lealdade e da bravura.
Hesíodo já representava o mundo e cultura do ponto de vista rural, dando mais importância para o trabalho, a agricultura e a terra.
A Ilíada e um dos poemas mais antigo de Homero, encontra-se predominantemente
a força bruta e o guerreiro é a figura central. O comportamento do homem não está voltado apenas para a vida pública, em sociedade, mas para suas atitudes na guerra. A figura do herói nesses poemas está sempre inserida em alguma batalha e o que determina suas virtudes é sua bravura, lealdade para com o seu país, coragem e espírito de liderança.
A obra Teogonia, também sendo um poema considerado mais antigo de Hesíodo, encontra-se uma tradição de procedência diversa, misturada de maneira muito variada com aquilo que Hesíodo concebeu como expressão do seu próprio pensamento. A Teogonia descreve um desenvolvimento, que vai do caos até o mundo organizado; nesta obra há um esforço de pensamento pré-racional que é sustentado pela causalidade mítica e isto abrirá caminho, posteriormente, para cosmogonias filosóficas.
Fonte: www.unicesumar.edu.br/epcc2009/.../augusto_henrique_gaia_wiezel.pdf
3.Compare a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.
Na cidade de Esparta conservavam o desenvolvimento de uma educação militar severa, sendo privilegiada a força física buscando formação de atletas e de soldados. Já a formação intelectual era fraca e faltava qualidade e incentivo. A educação era formada pelo culto da sobriedade e da coragem em treinamento ao conhecimento. Eles não aceitavam crianças doentes, fracas, as mulheres tinham que gerar filhos fortes e saudáveis.
As crianças ficam com os familiares ate os setes anos, depois o Estado oferecia educação publica e obrigatório, desenvolviam as atividades lúdicas até os 12 anos. Depois dessa idade os estudos ficavam mais severos, a educação física se transformava em treino militar, onde os jovens aprendiam a suportar todos os desafios, o frio, a fome e o sono. Na educação moral valorizavam a obediência, a aceitar o castigo, a respeitar o mais velho e a vida comunitária. As mulheres tinham atenção especial, podiam participar das atividades físicas e nas festividades, podiam exibir sua força e beleza em jogos públicos.
Já na cidade de Atenas a educação era voltada para formar os alunos a exercer tal protagonismo social e politico, sendo uma educação forçar o corpo, mas de formar jovens em escolas gramaticas e de musicas, entretanto a educação física era vigiada pelo Estado e a formação intelectual era particular.
A partir dos sete anos, inicia-se o processo educativo, as meninas ficam em casa para se dedicar aos a fazeres domésticos, em quanto os meninos eram levados ao ginásio, escolas gramaticas, músicas e danças pelo seu pedagogo, mas para isso seu a sua parte financeira e social teria que ser muito boa.
Depois do século V a educação não era mais a gloria guerreira, mas sim o bom uso da riqueza e ao espirito de clemencia e justiça. Com o passar do tempo a formação intelectual foi se destacando e sendo mais exigida, dando origem a três níveis de educação, o elementar, o secundário e o superior.
Elementar ensinava a ler e escrever, quando terminava o ensino elementar quem era rico continuava e
...