Introdução a distância
Por: jaciantonio • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.916 Palavras (12 Páginas) • 358 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno:
JACILENE SILVA DOS SANTOS
RA: 1510555
POLO
Pituba - Salvador-BA
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO................................................................3
- REFLEXÕES....................................................................3
- Educação? Educações : aprender com os índios.......3
- O fax do Nirso............................................................3
- A história de Chapeuzinho Vermelho........................3
- Uma pescaria inesquecível.........................................4
- A folha amassada.......................................................4
- A lição dos gansos......................................................5
- Assembleia na carpintaria.........................................5
- Colheres de cabo comprido........................................6
- Faça parte dos 5%.......................................................6
2.10 O homem e o mundo..................................................7
2.11 Professores reflexivos.................................................7
2.12 Um sonho possível?....................................................7
2.13 Pipocas da vida...........................................................8
2.14 Conclusão...................................................................8
1.0 Introdução
O trabalho tem por objetivo fazer reflexões sobre os textos apresentados no livro texto, itens 7.1 a 7.13 falando sobre educação e como devem ser empregadas e respeitadas as suas diferenças, elaborando uma síntese com as devidas reflexões.
2.0 Reflexões
2.1 Educação? Educações: aprender com o índio
O ser humano é educado em seu ambiente a ter determinado comportamento, seja ele orientado ou por observação, a se portar de determinado modo. Quando este se insere em outro ambiente ou outra cultura, a sua maneira de agir ou de se expressar pode ser encarada como uma falta de educação, o que não se percebe em seu ambiente de convivência. A expressão “falta de educação” em nossa sociedade está ligada à falta de modos, não necessariamente ao grau de instrução escolar.
Cada povo de cada nação é educado de acordo com suas necessidades sociais. Existem diferenças geográficas, culturais, religiosas, políticas e outras que devem ser consideradas e muitas vezes o que serve para a sobrevivência e manutenção de um povo não seria útil para outra sociedade.
2.2 O fax do Nirso
Educação escolar não está necessariamente perdendo espaço no mercado de trabalho, muito pelo contrario, precisamos é de mais capacitação.
Num mercado competitivo, todo profissional precisa de um diferencial para ocupar determinadas posições e ascender na carreira. Por vezes, este diferencial é representado por um ou mais diplomas. Em muitas profissões quanto mais conhecimento o indivíduo tem, mais chances ele tem de crescer profissionalmente.
2.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Estamos negando o direito de escolhas das crianças, contamos só um lado da estória.
Respeitando a individualidade de cada aluno, não é justo negar o direito de escolhas mesmo sendo minoria, todos temos o direito de pensar e refletir, pois o pensamento é único e ajuda a despertar o senso critico.
Não existe verdade absoluta, há verdades, porque ao longo da história as versões foram mudando e se moldando à época em que era escrita, então acreditamos investigando.
É preciso reavaliar a metodologia de ensino como regra e imposição; é necessário que o aluno interaja, pense, discuta e faça suas escolhas.
Sendo o pensar uma habilidade só dos humanos, na qual mostram sua individualidade, as escolas precisam ocupar devidamente dessa tarefa — ensinar a pensar, para o aluno se encantar com o prazer de descobrir e aprender.
Também existem mentiras com o intuito de manipulação de informações.
É necessário que ocorram dúvidas para que não ocorra uma doutrinação de apenas uma verdade. O aluno precisa questionar sua própria educação que está recebendo.
2.4 Uma pescaria inesquecível
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
Ética não faz mais parte da grade curricular porque os Legisladores do nosso país, estão acostumados a olhar as crianças e os adolescentes simplesmente como alunos, estudantes. Esquecem que são seres humanos em processo de desenvolvimento físico, psíquico e social. A educação moderna funda-se na preocupação com o conhecimento científico e a técnica, hoje mais acentuadamente com a tecnologia. O que antes era a questão central da educação; ou seja, a formação do caráter do indivíduo para o convívio social e para a vida, foi progressivamente ao longo da história cedendo lugar para o conhecimento científico. A formação deu lugar à informação. E a educação tornou-se manca, orientada por uma única via a transmissão de conhecimentos (conhecimentos muitas vezes totalmente alienados da realidade sociocultural dos alunos). A escola se absteve da dimensão da dimensão ética na formação dos alunos. Esta tarefa ficou relegada ao seio da família, ou então, das instituições religiosas.
...