Karl Marx
Por: ooliveira20 • 4/9/2017 • Trabalho acadêmico • 314 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO
Acadêmica: Amanda de Oliveira
Doutora: Michele Tupich
1)A respeito das teorias de Karl Marx defina classe social, estrutura social e luta de classes:
Classe social pode ser definida como algo ligado aos processos produtivos, de modo que sempre desistiu uma divisão social, como no caso burguesia e ploretériado, nobreza e plebe, onde a primeira,
Detentora dos meios de produção exerce um poder de dominação sobre a segunda, reseguinada a submissão e a exploração, isto tendo como base seus respectivos sistemas econômicos.
Estrutura social: pode ser definida como o conjunto de forças na qual os indivíduos estão inseridos e organizados conforme posições, e as relações sociais produtivas constituídas que formam o indivíduo e as bases institucionais.
Luta de classes, consiste nos conflitos gerados entre a classe dominante e a classe dominada (burguesia e ploretariado) visando a modificações, nos campos políticos, ideológicos e principalmente econômicos.
2)Defina o método de estudo da sociologia para Émile Durkheim:
O método de estudo para o objeto da sociologia para o autor era o método positivo, baseado na observação e experimentação, método similar ao utilizado pelas ciências da natureza. O objeto de estudo da sociologia precisava ser delimitado segundo o autor, este deveria ser o fato social, o qual atende por três características: generalidade, exterioridade e coercitividade, envolvidos pelo coletivo.
3)Quais são os conceitos fundamentais da teoria Weberiana?
Weber analisa as relações sociais, a partir dos conceitos de tipo ideal: uma explicação causal dos acontecimentos histórica. Alem das conceituações de ação social, a qual se divide em: ação racional, ação afetiva, ação tradicional e ação racional em relação a um valor.
...