Musica e Historia
Por: Yohana Gonçalves • 30/11/2018 • Artigo • 796 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
Música e História
Jessica Yohana Gonçalves
Muito se discute sobre a importância da música e sobre tudo, outras artes no ensino, em especial nas aulas de História, mesmo que na maioria das aulas, oficinas e encontros de história, os professores trabalhem a música a partir do século XX, dentro do contexto no que se refere a República Brasileira, uma vez que com o avanço da tecnologia, temos acesso à grande parte do acervo musical desde seu nascimento até o século XXI.
Além da política e da economia, a música também engloba as culturas, religiões e as expressões artísticas. Logo, o professor tem as fontes necessárias para poder conceder aos alunos, um conhecimento aprofundado que pode não haver nos livros didáticos. Utilizar o cinema, o teatro e as artes visuais, são métodos que podem obter um resultado positivo e significativo no processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, é necessário que o professor tenha conhecimento dos principais conceitos que envolvam a história, seu contexto e em que momento a música interagiu com seu momento histórico, seus responsáveis, quem fez ou quem produziu, quais eram as causas sociais, políticas ou econômicas do fato histórico?
Desse modo, o aluno tem a possibilidade de desenvolver as competências necessárias para interpretação de textos e outros meios de linguagens, associando a História com outros conhecimentos, sejam eles pelo meio da Literatura, Música ou Artes.
As artes (teatro, música, cinema, centros populares de cultura) simbolizaram uma resistência por não usarem armas ou participar de guerrilhas, ou seja, as músicas de protesto da década de 70, no período do Ato Inconstitucional 5, quando decretado, conseguiram ironizar e estampar uma oposição sem amarras e sem torturas.
Para poder compreender e trabalhar com os métodos de linguagens na didática de História, precisamos entender antes o conceito de revolução, onde foi consolidado na disciplina no século XIX. Nesse período ocorreram as revoluções francesas e norte americanas que fizeram necessária a reflexão sobre a natureza das transformações e que posteriormente foram batizadas de “Revoluções”.
Utilizamos então uma ferramenta importante, didática, útil e acessível: o dicionário. Destacamos então as palavras “mudança” e “violência” que são encontrados no Dicionário Michaelis no conceito de Revolução. Seguindo os conceitos mais utilizados, as revoluções têm como objetivo mudar a sociedade, que por muitas vezes diante dos fatos históricos, é obtida por meio da violência (MICHAELIS, 1998, p 1842-1843).
Observamos que a revolução é considerada uma espécie de ruptura, transformando radicalmente a sociedade em relação a seu passado imediato. São utilizados também alguns termos por autores das ciências humanas e considerados sinônimos por eles, como rebelião e revolta. No que se refere a Revolução, essa transformação atinge as estruturas sociais, econômicas ou políticas. (ROMERO, p. 4)
Discutir sobre as Revoluções possibilita a compreensão das transformações na estrutura social ao longo da história que portanto também auxilia na compreensão do mundo atual. Ou seja, é necessário que o professor motive o aluno no ensino das revoluções na disciplina de história. É necessário que as ferramentas metodológicas tornem o ensino da História das revoluções atrativas para o aluno e que seja motivada de forma dinâmica.
A música auxilia de forma significativa o desenvolvimento da aprendizagem, que proporciona ao aluno o estimulo da curiosidade de absorver o conteúdo e facilitar a linguagem do pensamento e da concentração.
...