O CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA
Por: fabio0811 • 22/10/2022 • Tese • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 94 Visualizações
SEMINÁRIO ANGLICANO TEOLÓGICO DE PERNAMBUCO - SAT PE
CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA
[pic 1]
HERMENÊUTICA
PROFESSOR: MARCOS FEITOSA
GRUPO: ALESSANDRA LINS
JULIANE CASTRO FONSECA
MARCOS ANTONIO JUNIOR
REBECA MALHEIROS
JABOATÃO DOS GUARARAPES - 2017
Visão Geral do Evangelho de João
- Esboço Geral do Evangelho:
- Apresentação de Jesus e o início do seu ministério
- O primeiro milagre
- Os encontros de Jesus
- As perseguições a Jesus
- Jesus discipula os apóstolos
- Últimos momentos de Jesus antes de sua crucificação
- A ressurreição de Jesus
- Temas recorrentes e significantes. Motivo pelo qual evangelho foi escrito e intenção.
Temas recorrentes são os milagres, a ressurreição de Cristo, suas pregações e orientações.
Como o próprio apóstolo registra no evangelho v20:30-31, ele foi escrito “para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhas vida em seu nome”. João preocupou-se em registrar o ministério de Cristo com a intenção focada na salvação, em cumprir o “ide” que Jesus ordenou. Para que as boas novas pudessem ser anunciadas e a fé cristã fortalecida em tempos de dificuldades e perseguições.
Passo 1
- Contexto
- Quais são passagens que seguem e as que antecedem a passagem escolhida?
Escolhemos a passagem João 3:1-21.
As passagens que antecedem estão no Segundo capítulo do evangelho onde é registrado o primeiro milagre feito por Jesus no casamento em Galileia, seguido da purificação do templo onde Jesus expulsa comerciantes de lá.
Também é registrado que são proferidos mais sinais. As passagens que seguem são as que dão continuidade ao capítulo 3 do evangelho, onde é relatado mais um testemunho de João Batista a cerca de Jesus.
- O que você pode dizer sobre a passagem escolhida? Qual seria uma introdução apropriada e/ou uma declaração explanatória?
Antes de uma das declarações que consideramos como uma das mais importantes registradas na bíblia no versículo Jo 3:16, há o diálogo de Jesus com Nicodemos, mestre em Israel mas que com toda sua sabedoria humana, não possuía discernimento espiritual.
No nosso entendimento, acreditamos que podemos fazer uma separação a cerca das pessoas de um modo geral: as que recebem a mensagem e creem das que recebem a mensagem e se restringem a questionar. Consequentemente, podemos fazer parte dos que aceitam ou dos que rejeitam Jesus. É apresentada a opção de se prender a questionamentos e incredulidade ou aceitar o amor daquele que “de tal maneira” lhe amou e que entregou seu Filho para propiciação dos seus pecados e reconciliação do seu relacionamento com o Pai.
- Identifique
- Quem: Nicodemos e Jesus.
- Onde: Jerusalém.
- Quando: Durante a festa da páscoa.
- Ensino na narrativa
- Faça um esboço do fluxo da narrativa ou do ensino que você percebe.
[pic 2]
- Qual é o ponto central?
Salvação por intermédio de Cristo.
- Como e de que forma é o ponto central fundamentado, ilustrado, explicado, ou aplicado?
Sendo a salvação por intermédio de Cristo, isto fica claro na segunda parte do versículo 3:16, a saber: “para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”.
Crendo em Jesus como Senhor e salvador o no sacrifício na cruz feito por ele, andaremos na luz e praticaremos a verdade, como vemos no versículo 3:21 “Quem pratica a verdade aproxima-se da luz a fim de que as suas obras sejam manifestas, por que feitas em Deus”. Essa será nossa busca constante e o pecado não trará mais prazer.
Passo 2
- Histórico Cultural
Nicodemos, como o próprio Jesus o chama, era mestre em israel. Mas, mesmo andando entre os fariseus da época, algo provavelmente incomodava Nicodemos, o que o fez buscar por Jesus. No versículo 2 Nicodemos afirma que Jesus é mestre vindo da parte de Deus, por que ninguém poderia praticar os sinais que Jesus fazia.
Como está escrito logo no começo do versículo 2, Nicodemos busca ter com Jesus à noite, provavelmente porque temia o julgamento dos demais fariseus caso os vissem dialogando e buscando respostas de Jesus.
...