O Pensamento Socialista de Che Guevara
Por: Raimundo Ralin • 24/8/2021 • Seminário • 2.111 Palavras (9 Páginas) • 126 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
HISTÓRIA
Raimundo Ralin Neto
O Pensamento Socialista de Che Guevara
Aracaju/SE
2020
Raimundo Ralin Neto
O Pensamento Socialista de Che Guevara
Atvidade Apresentada ao Prof. Gilton Kennedy Souza Fraga, da disciplina História da América, equivalendo a M.E. da segunda unidade.
Aracaju/SE
2020
Introdução
Che Guevara atuou em toda a América, seja com seu pensamento e palestras ou com as guerrilhas, contudo ele não nasceu guerrilheiro ou defensor da causa comunista, assim como todas as pessoas foi um processo, processo esse que se inicia com uma viagem pela América, viagem essa que o fez presenciar e vivenciar a exploração, que o sistema capitalista viabilizava sobre as camadas mais pobres da sociedade, sobretudo os nativos, ou seja, os índios. Che Guevara chegou a atuar também na África fornecendo treinamento para as guerrilhas africanas.
O pensamento socialista de Che, difere-se muito do pensamento socialista da União Soviética, onde o próprio Che chega a criticar o pensamento socialista do leste europeu, ou seja, o pensamento da União Soviética,
“O pensamento socialista de Che, difere-se muito do pensamento socialista da União Soviética, onde o próprio Che chega a criticar o pensamento socialista do leste europeu, ou seja, o pensamento da união soviética, estava justificada a utilização de categorias típicas do capitalismo na transição ao socialismo, pois estas supostamente acelerariam o desenvolvimento das forças produtivas. Com isso, a contradição entre as forças produtivas (infra-estrutura ou base econômica) e as relações de produção (superestrutura) se aprofundaria, até que, em dado momento, o socialismo brotasse do estouro dessa contradição... Guevara discorda dessa tese de que o desenvolvimento das forças produtivas seja prioritário vis-à-vis a formação das relações socialistas de produção. Para ele é possível que o desenvolvimento das relações sociais de produção se adiante aos das forças produtivas. Seu argumento fundamenta-se em dois pontos: (i) se a revolução socialista ocorreu é porque já existiam as condições objetivas para tal. Note que para ele entre o capitalismo e o comunismo há apenas um estágio intermediário, que é o socialismo3 (GUEVARA, 2006: 108-109);” (Gomes, 2016 P. 91)
Portanto percebemos que apesar Che defender o comunismo, ele tece críticas sobre o socialismo empregado no leste europeu e não permite que esse socialismo seja, implementado em cuba após a revolução cubana, sendo o socialismo de Che um socialismo humanista, “Para el Che, el marxismo auténtico no excluye el humanismo: lo incorpora como uno de los momentos necesarios de su propia visión del mundo”. (Löwy, 2004 P. 12)
Socialismo e Capitalismo
“O socialismo não é uma sociedade beneficente, não é um regime utópico, baseado na bondade do homem como homem. O socialismo é um regime a que se chega historicamente e que tem por base a socialização dos bens fundamentais de produção e a distribuição equitativa de todas as riquezas da sociedade, numa situação de produção social. Isto é, a produção criada pelo capitalismo: as grandes fábricas, a grande pecuária capitalista, a grande agricultura capitalista, os locais onde o trabalho humano era feito em comunidade, em sociedade; mas naquela época o aproveitamento do fruto do trabalho era feito pelos capitalistas individualmente, pela classe exploradora, pelos proprietários jurídicos dos bens de produção.” Che Guevara.
Há muitas controvérsias sobre o socialismo e capitalismo, principalmente por muitos, em sua ignorância, afirmarem que o socialismo será a ruina do Estado, o fim da liberdade, que serão todos alienados, e entre outras coisas, mas qual estado será arruinado? Qual liberdade terá fim? Quem será alienado? Simples o capitalismo, tudo gira em torno dele o estado capitalista, a exploração/liberdade do comércio e a alienação capitalista, todas elas terão fim, porém há sim alienação e outros fatores no socialismo, pois todos têm seus prós e contras, porém é perceptível atualmente a alienação do capitalismo nas pessoas, que fazem ver o socialismo como um inimigo a existência humana, e essa alienação estão no cotidiano, por exemplo, ao pesquisar no Google o que é capitalismo temos isto como resposta,
“capitalismo substantivo masculino; (economia) sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria, com o principal objetivo de adquirir lucro.” (Google, 2020)
E ao pesquisarmos o que é socialismo, temos está resposta,
“Socialismo substantivo masculino; POLÍTICA (CIÊNCIA POLÍTICA•IDEOLOGIA) doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.” (Google, 2020)
O google já traz uma diferença muito grande entre socialismo e capitalismo, colocando o socialismo o como algo alienador, doutrinador que vai prejudicar o indivíduo, enquanto ele suaviza o capitalismo, como se ele só se importasse com a economia, tirando outros critérios, como o social e o político, pois tanto o socialismo e o capitalismo vão se importar com sua doutrina, como também com a sociedade, política e economia, e o google é um dos dispositivos de pesquisa de todo o globo, que apresenta ao pesquisador um socialismo numa visão negativa, o que para muitos é verdade, pois para alguns o que está no google é um dogma e assim vai se perpetuando tal visão.
Revolução Russa, Guerra Fria e suas influências para o Mundo
A Revolução Russa ou as Revoluções Russas foram muito importantes, pois ela acabou com o seu absolutismo e permitiu a implantação, a partir de uma série de lutas internas a implementação do sistema socialista sendo a primeira Nação a implementar tal sistema sócio-político-econômico. Os revolucionários, “Soviete de Petrogado”, que sofreram influência das ideias de Karl Marx, viam o seu país se industrializar e
...