O Percursores de Cristovão Colombo
Por: Inanob1985 • 9/4/2016 • Monografia • 916 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
SANTOS, Corcino Medeiros dos. Precusores de Cristóvão Colombo no descobrimento da América. Humanidades. V. 8, n. 2, p. 179-185, 1992
''Ao chegar a uma pequena ilha em 12 de outubro de 1492, Colombo acreditava que estava chegando a um arquipélogo anexo ao Japão. E o mais impressionante é que teria morrido acreditando ter chegado a Ásia. (...)'' (p. 180)
''Este questionamento revela que quando os historiadores afiramam ter sido a América descoberta por Colombo, não descrevam o fato em si mesmo, mas a maneira que, segundo eles, deve ser entendido. Segundo Edimundo O'Gorman, chegar a uma ilha que se acredita próximo ao Japão não é o mesmo que revelar a existência de um continente do qual, por outro lado, ninguém podia ter a menor suspeita¹.'' (p. 180)
''O'Gorman informa que os primeiros colonos da ilha Española estavam convencidos de que se tinha notícia pelo aviso de um piloto, cujo barco havia sido atirado a suas praias. Com este fato, pode supor que a idéia de que a viagem de 1492, concebida como empresa de descobrimento, apareceu pela primeira vez em 1494. (...)'' (p. 180)
OS NAVEGADORES VIKINGS CHEGARAM ANTES DE COLOMBO
''A hipótese da presença dos nórticos na América antes de Cristóvão Colombo foi levantada no século XVII pelo jurista holandês Hugo Grollys. Sua hipótese foi confirmada por pesquisas histórico - arqueológicas. Atualmente é do conhecimento de todos que os europeus do norte começaram a imigrar para a Islândia no século IX e para a Groenlândia no século X. De fato, a história confirma as leades de que por volta de 860 um barco nórtico realizou a primeira viagem circunavegação da Islândia. Os curachs dos irlandeses haviam alcançado a costa sudeste no final do século VIII, sendo provável que a história da Islândia tenha um passado mais remoto.'' (p. 180)
''Os vikings permaneceram em solo americano entre os anos de 1003 e 1006, coseguindo o que mais de quinhentos anos depois não conseguiram os navegadores e pescadores de Terra Nova. (...)'' (p. 180)
''Com todo, não conseguiram implantar a colonização intencionada. Os indígenas que encontraram apresentaram grande resistência à presença do vikings. (...)'' (p. 180 e 181)
''Junto com Leif Eriksson, o descobridor da terra firme americana, começou a cristianização do novo mundo. (...)'' (p. 181)
''Entretanto, outra versão afirma que as colônias de vikings são não foram destruídas por ataques dos pacifícos esquimós, mas se estinguiram por sua própria debilidade interior. E, neste caso, estão entre as causas as grandes baixas provocadas pela peste em 1349 fez grandes estragos na Noruega, o crescente isolamento em relação à Europa, e a monopolização do comércio pela mãe pátria. (...)'' (p. 181)
OS CHINESES CHEGARAM ANTES DOS VIKINGS
''Alguns livros antigos informam que os chineses realizaram viagens a um lugar muito distante. Com o desenvolvimento das pesquisas arqueológicas, chegou-se à conclusão de que esse lugar distante era a América. (...)'' (p. 181)
''(...) Acredita, então, que a maioria dos índios americanos é descendentes dos chineses¹¹.'' (p. 181)
''Em 1752, o sinólogo francês De Guignes escreveu uma carta a seu colega padre em Pequim, na qual dizia estar convencido, pela leitura do livro Documentos históricos universais, volume 327 - País de Fu Shang, que no século V (A.D.) os monges chineses já haviam chegado ao país Fu Shang. Esse país para ele era o México.'' (p. 181)
...