O Que Foi o Mercantilismo?
Por: wolf011 • 12/3/2017 • Relatório de pesquisa • 250 Palavras (1 Páginas) • 449 Visualizações
O que foi o Mercantilismo?
O Mercantilismo foi uma prática econômica típica da Idade Moderna, marcado pela intervenção do Estado na economia. Dentro deste contexto, a riqueza do país era baseada na quantidade de capital que tinham em seus cofres.
Originou-se num momento que faltava dinheiro para atender às demandas do comércio europeu, e o principal objetivo das grandes nações era descobrir e explorar novas fontes de riqueza (ouro e prata). O destino de suas buscas era o continente americano.
Essa prática econômica foi caracterizada pelo metalismo, que era a busca de metais preciosos como símbolo de riqueza e de posse de bens, já que a moeda é vista como uma mercadoria. Outra característica foi a balança comercial favorável, associada à ideia de que para aumentar a riqueza era necessário vender mais do que comprar (estimulavam as exportações e limitavam as importações, ou seja, vendiam mais do que compravam). O Mercantilismo Comercial e Marítimo baseava-se na teoria de comprar barato e vender caro.
Foram estabelecidas colônias, que serviam unicamente à sua metrópole, o que foi chamado colonialismo. O estado controlava todo o fluxo do comércio exterior e o dominava, sendo por isso, chamado de monopólio.
Portanto, o Mercantilismo está relacionado diretamente ao impacto pelo tesouro americano, ou seja, ao afluxo crescente de ouro e prata provenientes da exploração da América. Essa prática só foi quebrada a partir do momento que alguns burgueses passaram a questionar sobre a interferência do Estado na economia, buscando maior liberdade comercial, com a consequente abertura para ideias liberais.
...