O Surgimento da ginástica em 1800
Por: Thomas Arcasa • 1/5/2018 • Resenha • 617 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
Referência Bibliográfica:
SOARES, Carmen Lúcia. As bases Políticas, econômicas e sociais da educação física. In:______. Educação Física: Raízes europeias e Brasil. 5 e. d. Campinas: Abur, 2012, p. 15 – 25. (Coleção Educação Contemporânea).
O surgimento da ginastica em 1800, vejo que foi um acontecimento de grande importância social, a ginastica tem 4 grandes métodos, conhecidos como métodos ginásticos, que correspondem a seus 4 países de origem na Europa, Alemanha, Suécia, Franca, e Inglaterra.
A ginastica acredito que mais que uma principal atividade física que surgiu, ela iniciou a sistematização das atividades físicas em exercícios, com característica cientifica, causando impacto na sociedade industrial, apresentada com corretor postural, mostrando o aumento da capacidade de trabalho sendo bem aceita.
A ginastica em seus 4 métodos ou escolas, possuíam alguns objetivos em comum, como, regeneração da raça, promoção da saúde, desenvolver força e vontade, e a moral, tendo impacto mundial.
Em particular, na Alemanha surgiu para a solução de problemas, para a defesa da nação, a ginastica na Alemanha teve dois principais idealizadores, Guts Muths um dos seus fundadores, com base na fisiologia, e um dos seus fundadores, com base na fisiologia, e com raízes pedagógicas de Rousseau, Basedow e Pestallozzi.
O outro idealizador é Friederich Ludwig Jahn, com reforço da saúde e moral, o caráter militar, viabilizava a integralidade a formação total, o homem completo, criador dos “obstáculos artificiais”, que antecedem os aparelhos ginásticos.
Em 1870, foi consagrado no Brasil do exército brasileiro, o método oficial, após 1912 foi alterado para o método francês. Por volta do século XIX, ocorre a sistematização da escola sueca, com maior objetivo moral, como extirpar vícios sociais, como o alcoolismo, preocupado com a moral e a saúde.
Pehr Henrick Ling, propôs um método impregnado de nacionalismo, e destinado a regenerar o povo, formar homens de bem para á paz da nação, com base cientifica, baseado em análises anatômicas. Ling separava em quatro partes, a pedagógica, a militar, a médica e a estética, o método de Ling pode ser visto como anatômico e fisiológico.
A França como berço das concepções liberais clássicas de educação, que também faziam parte da atividade física, o fundador do método francês foi D. Francisco de Amoros y Ondeaño.
O método francês foi na minha opinião o que teve mais influência fora da ginástica no futuro, como esportes, calistenia, parkour, tinha como enfoque formar cidadãos capazes, isto é, úteis, fortes e independentes, não só no corpo, mas na vontade, determinação.
Amoros com ideais patrióticos e morais, criou um método semelhante ao de Ling, sua finalidade pode ser avaliada como civil, industrial, militar, médica e cênica. O método tinha enfoque nas capacidades físicas, qualidades como força física, velocidade, agilidade e resistência, podendo ser para o trabalho fabril ou guerras.
Em 1850 foi integrada em escolas normais, após os trabalhos de Amoros houve um crescente envolvimento de estudiosos de biologia, fisiologia e médicos na área.
Estes estudos deram origem a um movimento de sistematização dos exercícios na França, com representantes, George Demeny,
...