OS ANTECEDENTES
Por: EduardoHuble • 24/6/2015 • Trabalho acadêmico • 796 Palavras (4 Páginas) • 109 Visualizações
Os Antecedentes
O início da Guerra derivou de vários conflitos menores envolvendo disputas comerciais, militares e territoriais. Até 1914 a Europa tinha todo poder econômico, político e ideológico do mundo. Na economia a Europa tinha em suas mãos toda a produção e investimentos de matéria-prima capaz de sustentar o mundo por anos. Na esfera política, a preponderância era o Imperialismo.
A Alemanha e Itália não haviam participado das entregas de territórios para colonização, já que a França e a Inglaterra teriam utilizados um vasto território para extrair riquezas.
Causas da 1° Guerra Mundial:
A-) Rivalidade Econômica: O destaque de novas potências no cenário mundial aumentava a rivalidade entre os países. E com isso veio novos acordos para evitar conflitos.
B-) O Revanchismo Francês: A perda da Alsácia-Lorena (rica em carvão e minério de ferro) para a Alemanha em 1870 trouxe para a França um sentimento de rivalidade que vinha crescendo.
C-) A Questão Balcânica: Com a decadência do Império Turco e a emancipação da região dos Balcãs, este tornou-se alvo de múltiplos interesses. A Áustria pretendia expandir a região. Assim era a mesma política para os Russos que falavam em pan-eslavismo, sendo que os mesmos pretendiam ganhar a região da Sérvia.
O Início da 1° Guerra Mundial
O Início da Guerra se teve pelo assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando em Saravejo por um jovem integrante do grupo chamado mão negra. O império Austro-húngaro rejeitou as decisões tomadas pela Sérvia pelo crime efetuado e no dia 28 de julho de 1914 declarou Guerra contra a Sérvia, iniciando um conflito internacional que influenciou quase toda a Europa.
Política de Alianças
Os países da Europa iniciaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX, porém com a 1° Guerra Mundial houveram algumas mudanças. De um lado a Tríplice Aliança formada em 1882 pela Itália, império Austro-Húngaro e Alemanha. Do outro lado tinha a Tríplice Entente que era formada por França, Grã-Bretanha e Rússia.
O Desenvolvimento
As batalhas ocorriam principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam na maioria das vezes, vários dias em valas, sacrificando-se pela conquista de territórios. As trincheiras era uma forma para combater o inimigo já conhecido havia muito tempo, mas foi somente na 1° Guerra Mundial que foi utilizada. As trincheiras eram cavadas pelos soldados e possuíam aproximadamente 2,5 metros de fundura e 2 metros de largura, facilitando a movimentação de medicamentos e munições. Quase sempre eram protegidos por sacos de areia que auxiliavam no impacto de disparos e estilhaços de bombas ou granadas.
Contudo como todos os homens estão indo pro combate, as mulheres estão nas fábricas ocupando o lugar deles para produzirem bens de consumo, porque caso contrário não haveria o que comer, vestir e até mesmo combater.
Participação do Brasil
O presidente Venceslau Brás assinou um acordo de aliança com os Países da Tríplice Entente, em oposição ao grupo da Tríplice Aliança. Como o país não contava com uma tecnologia bélica boa, o Brasil enviou alguns pilotos de avião, ofereceu navios militares e apoio médico. O apoio brasileiro se restringiu apenas ao envio de suprimentos agrícolas e matéria-prima. A guerra implicou significativamente na economia, já que o parque industrial da Europa estava debilitado por motivos de conflitos.
...