Questões Sobre o Renascimento
Por: gi_ppontes • 9/12/2016 • Projeto de pesquisa • 1.469 Palavras (6 Páginas) • 2.019 Visualizações
Questões sobre o Renascimento
- Releiam o texto introdutório e, a partir dele, procurem identificar as principais idéias que caracterizaram o movimento renascentista.
O renascimento foi um movimento de renovação, cuja as principais características foram:
-Transformações no campo das técnicas, das artes, da política e do próprio conhecimento que o homem tinha do mundo e de si mesmo;
- Busca do conhecimento de um mundo que até então havia sido pouco explorado;
-Valorização das potencialidades humanas;
-Valorização de suas própias experiência;
-Utilização da Razão;
-Desenvolvimento da crítica.
- A sociedade em que vivemos está em constante transformação; novos valores são incorporados, antigos procedimentos culturais, políticos, religiosos, econômicos e sociais são redefinidos e muitas vezes reincorporados com uma nova perspectiva. Os pensadores humanistas do Renascimento retomaram o conhecimento da Antiguidade Clássica greco-romana para redimensionar a sociedade moderna.
- Por que os pensadores humanistas se opunham à sociedade medieval e aos seus valores? Justifique a sua resposta.
Esses pensadores se opunham à cultura e aos valores da Idade Média, considerada por eles “Idade das Trevas” porque segundo eles, foi uma época em que o homem deixou de fazer uso de todas as suas potencialidades racionais para viver em função das promessas do paraíso celeste. Ao colocarem a figura humana como centro de suas atenções e dispensarem maior consideração para a vida terrena, os humanistas assumiram uma postura bastante diversa da perspectiva cultura da Idade Média, o antropocentismo = o homem como centro dos interesses dos estudos modernos, opunha-se claramente ao teocentrismo medieval.
- Em que sentido os valores culturais da Antiguidade Clássica representavam melhor os anseios dos pensadores modernos? Por quê?
O valores culturais da Antiguidade Classica enalteciam a beleza estética do homem, a liberdade as possibilidades que elas ofereciam ao indivíduo de participar ativamente na vida social, cultural e política de suas cidades. Os humanistas encontraram, naquelas culturas, os elementos que permitissem o engrandecimento do homem enquanto ser dotado de corpo e alma, o qual poderia atingir todas as suas potencialidades racionais, fazendo uso da razão.
- Quando os pensadores humanistas classificavam o renascimento cultural como período de um despertar, um renascer, estavam com isso afirmando que durante a Idade Média não havia cultura? Justifique a sua resposta.
Sim, porque durante a Idade Média as pessoas não pensavam por si só, ao enaltecer o raciocínio e a razão (racionalismo), sustentavam a convicção de que tudo poderia ser explicado pela ciência e pelo uso da razão. Esse pensamento opunha-se à crença medieval de que a verdade só poderia ser conhecida pelos ensinamentos da Igreja, fundamentados na fé e na religião.
- Ao se oporem ao pensamento medieval, considerado demasiadamente teocêntrico, os humanistas estavam se opondo à crença em Deus ou à forma pela qual a Igreja O apresentava aos homens? Justifique a sua resposta.
É importante ressaltar que os humanistas do Renascimento eram, na sua grande maioria, cristãos. Eles não negavam, portanto, a crença cristã, muito menos a validade da Bíblia; consideravam o ser humano obra-prima da criação divina, porém o concebiam com um ser dotado de múltiplas necessidades e aspirações, sejam elas sociais, políticas ou religiosas. Ao reivindicarem uma maior autonomia do homem, passaram a valorizar o individualismo, ou seja, os valores do indivíduo deveriam sobrepujar os da sociedade.
- Uma das razões pela qual os pensadores humanistas se opunham à cultura da Idade Média era porque dentro de seu contexto o homem tinha sido relegado a segundo plano. Qual seria, então, o lugar a ser ocupado pelo homem dentro da sociedade moderna?
Os humanistas, portanto, negaram a cultura da sociedade medieval e voltaram-se para a cultura da Antiguidade Clássica greco-romana, pois ali encontraram os valores que buscavam para romper com o seu passado mais próximo.
Consideravam o ser humano obra-prima da criação divina, porém o concebiam com um ser dotado de múltiplas necessidades e aspirações, sejam elas sociais, políticas ou religiosas. Ao reivindicarem uma maior autonomia do homem, passaram a valorizar o individualismo, ou seja, os valores do indivíduo deveriam sobrepujar os da sociedade.
- O uso da razão, o desenvolvimento do espírito crítico e da experiência haviam sido pouco desenvolvidos segundo os humanistas, durante a Idade Média.
- O que teria atravancado o progresso e as novas conquistas humanas, segundo eles, na Idade Média? Por quê?
TRECHO 1) Ao enaltecer o raciocínio e a razão (racionalismo), sustentavam a convicção de que tudo poderia ser explicado pela ciência e pelo uso da razão. Esse pensamento opunha-se à crença medieval de que a verdade só poderia ser conhecida pelos ensinamentos da Igreja, fundamentados na fé e na religião.
TRECHO 2) Na Idade Média, Deus ocupava o centro dos interesses humanos e do Universo (teocentrismo). Segundo eles, foi uma época em que o homem deixou de fazer uso de todas as suas potencialidades racionais para viver em função das promessas do paraíso celeste.
AJUDINHA: Na Idade Média, o progresso e as novas conquistas foram atravancados porque eles acreditavam que a verdade só poderia ser conhecida através da igreja, não utilizavam a ciência e a razão.
- quando analisamos um fato, partindo apenas do ponto de vista de nossa experiência pessoal ou de uma única perspectiva, não podemos incorrer no erro de lançarmos um juízo errôneo sobre a questão?
Ao enaltecer o raciocínio e a razão (racionalismo), sustentavam a convicção de que tudo
poderia ser explicado pela ciência e pelo uso da razão. Esse pensamento opunha-se à crença
medieval de que a verdade só poderia ser conhecida pelos ensinamentos da Igreja, fundamentados
na fé e na religião.
- Entre os diversos fatores que possibilitaram o surgimento do movimento renascentista na Itália, encontra-se o incentivo dado às artes e às ciências pelos mecenas.
- Quem eram essas pessoas?
Os mecenas (burgueses, príncipes, monarcas e religiosos) tornaram-se grandes
...