TCC - A ESCRAVIDÃO ASSOCIADO À POESIA DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA
Por: Raquel Moreira • 30/4/2019 • Trabalho acadêmico • 4.836 Palavras (20 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
agradecimentos
A Deus que sem ele eu nada seria.
Ao meu esposo e amigo de todas as horas, que acompanhou toda a minha preocupação, chatice e ansiedade.
As minhas filhas que ficavam de lado enquanto eu estudava.
A família que Deus me deu, amo de todo coração, pois estiveram firmes ao meu lado.
A Madalete que é minha colega 100% online que nesta caminhada me ajudou muito, mesmo morando muito distante.
Á Profª Janaina dos Santos Correia Rodrigues sempre presente, tirando todas as dúvidas.
A monitora Selvina da Unopar Araranguá que no 6º semestre apareceu para me dar atenção e apoio.
Aos professores que contribuíram com meu aprendizado.
Obrigado a todos que contribuíram de algum modo e que Deus abençoe grandemente cada um.
SANTOS, Raquel Moreira dos. A Escravidão Brasileira Associada a Poesia de Castro Alves e Luís Gama. 2018. 21 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em História) – Centro de Ciências Humanas. Universidade Norte do Paraná, Araranguá, 2018.
RESUMO
O presente trabalho objetiva analisar a associação da poesia na história da escravidão brasileira, no processo de ensino professor- aluno, apontando para o fato de que a poesia pode revelar a vida dos escravos. Este trabalho nos convida a uma reflexão na questão sobre a escravidão, ou seja, quando a poesia se torna o principal mediador desse tema em sala de aula propiciando a aprendizagem, permitindo um relacionamento estabelecido entre poesia e história. Este trabalho se ampara em pesquisa bibliográfica, onde a fundamentação teórica se argumenta em poetas como Castro Alves e Luís Gama. Esses comentam a escravidão, despertando um espírito crítico, num processo que visa questionar e refletir sobre o uso de suas poesias na sala de aula. Os resultados mostram que o debate torna as aulas sobre a escravização mais reflexivas e participativas.
Palavras-chave: Escravidão. Poesia. Escravos. Poetas.
SANTOS, Raquel Moreira dos. A escravidão brasileira associada a poesia de Castro Alves e Luís Gama. 2018. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso de História – Centro de Ciências humanas, Universidade Pitágoras Unopar, Araranguá, 2018.
ABSTRACT
This study aims to analyze the Association of poetry in the history of brazilian slavery, in the process of teacher-student education, pointing to the fact that poetry can reveal the lives of slaves. This work invites us to reflect on the question about slavery, that is, when poetry becomes the main mediator of this topic into the classroom providing learning, allowing a relationship established between poetry and history. This work supports in bibliographical research, where the theoretical foundation is argued in poets like Castro Alves and Luís Gama. These talk slavery, arousing a critical spirit, in a process that aims to question and reflect on the use of their poetry in the classroom. The results show that the debate makes the lessons on more reflective and participative enslavement.
Key-words: Slavery. Poetry. Slaves. Poets.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 07.
2 JUSTIFICATIVA 08.
3 REFERENCIAL TEÓRICO 14.
4 SÉRIE/ANO 16.
5 OBJETIVOS 16.
6 PROBLEMATIZAÇÃO 16.
7 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO 17.
8 TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO 18.
9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS...............................................................18.
10 AVALIAÇÃO........................................................................................................18.
REFERÊNCIAS........................................................................................................19.
- INTRODUÇÃO
O projeto de ensino de História vem analisar como foi feita a poesia associada a escravidão brasileira, muitos poetas fizeram poesias sobre o que viram e sentiram na época da escravidão, nesse projeto as minhas referencias foram os poetas Castro Alves e Luis Gama que viveram na pele o que era a escravidão a dor de pessoas sem culpa da ambição, ganância e vantagem que enchergaram num povo humilde e trabalhador. A poesia foi um dos instrumentos utilizados para lutar contra a escravidão, Castro Alves e Luís Gama com seus versos traziam ao conhecimento público os sofrimentos dos escravos, dando voz aos seus prantos, tormentos e ao tratamento desumano e desrespeitoso que recebiam.
A escravidão no Brasil iniciou no país no período colonial e foi até pouco antes do final do Império. Com a ocupação do Brasil, os portugueses tentaram escravizar os índios, mas a utilização do índio não deu certo nos trabalhos da lavoura e ao modo de vida imposto pelos portugueses, por isso os portugueses resolveram trazer negros da África para o Brasil. Esse comércio praticado dava grandes lucros e foram marcados principalmente pela exploração de mão de obra, os escravos foram utilizados principalmente na agricultura e na mineração sendo essenciais para a manutenção da economia, alguns escravos desempenhavam serviços domésticos e urbanos.
...