TG EXCLUSÃO DIGITAL
Por: PATBRIDA • 22/4/2017 • Trabalho acadêmico • 569 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO - TG
Aluno:
Patricia Maria Sales RA 1438020
POLO
TRÊS CORAÇÕES
2014
Exclusão Digital e seu Impacto no Mercado de Trabalho
Assim como consta no gráfico disponível para análise o Brasil aparece entre os 10 países com mais acessos à internet, pois possui um número correspondente a 22, 3 milhões de internautas, porém estes dados são de 2004 e mesmo assim aparecemos muito distante dos países como Estados Unidos, China e Japão onde seus níveis de desenvolvimento são maiores e investem mais em avanços tecnológicos, enquanto que o Brasil apresenta apenas 0,8 habitantes com acesso a internet para cada 10 brasileiros, deixando assim nossa nação em 76ª lugar no ranking mundial.
A exclusão digital é atualmente a grande barreira para o uso de mídias sociais por mais pessoas pelo mundo. O conceito refere-se às pessoas da sociedade que ficaram fora da sociedade da informação e do crescimento das redes digitais.
Este problema é muito comum e discutido em reuniões entre governos, ONGs e outras organizações, onde são elaboradas políticas de inclusão digital visando aumentar os pontos de acessos ao público de baixa renda além de promover a capacitação de usuários na utilização das ferramentas como um diferencial na procura de uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
A exclusão digital pode prejudicar economicamente a vida dos brasileiros, pois assim como podemos perceber na situação problema apresentada nesta proposta corremos o risco de ver nosso crescimento econômico comprometido devido a este atraso. Entre os motivos que levam o Brasil a registrar tal atraso estão problemas institucionais, de infraestrutura e as dimensões territoriais do país, que dificultam a instalação de uma grande rede de banda larga, por exemplo.
Temos ainda os custos de conexão mais caros do planeta e isso reflete diretamente em nosso bolso no final do mês causando uma barreira para as classes sociais que não possuem em sua renda uma disponibilidade de investimento em conhecimento e desenvolvimento necessário para nos manter atualizados e competitivos no mercado de trabalho.
Entre as mulheres infelizmente o número cresce quando se trata de exclusão digital e falta de conhecimento profissional. Infelizmente ainda nos dias de hoje encontramos problemas culturais e sociais que prejudicam as mulheres em especial quem tem filhos, de terem acesso ao conhecimento mínimo e indispensável para garantir uma boa colocação profissional e desta forma garantir uma condição e um futuro melhor para sua família.
Desta forma concluo que tanto no gráfico quanto na situação problema nos deparamos com uma realidade brasileira que já está mudando mais ainda está longe das grandes potências mundiais, estes por sua vez tem muito bem definido a importância de investimentos em políticas de melhoria em educação e da informatização dos processos e a capacitação digital de sua população. Sendo assim precisamos de ações sociais imediatas para solucionar estes problemas que persistem a tanto tempo, inserindo no contexto atual educação de qualidade nas escolas e criando cursos de capacitação profissional que incluam as novas tecnologias do mercado.
...