Tabela - 234
Por: anna_julya • 28/11/2015 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
Lydia e Wickham haviam sido encontrados pelo Sr. Gardiner que fez as negociações e formalizou a união. Quando o casal chegou a Longbourn para uma visita antes de partir para Newcastle onde residiriam, a senhora Bennet era só alegria. A mesma alegria, no entanto, não foi compartilhada pelo Sr. Bennet e pelas filhas mais velhas que ficaram chocadas com o comportamento de Lydia que continuava indomável e petulante.
Em Longbourn Lydia deixa Elisabeth espantada ao deixar escapar que o Sr. Darcy estava em seu casamento. O estado de choque a impediu de averiguar mais detalhes rapidamente, mas tão logo ficou só tratou de escrever para a tia em Londres para saber mais detalhes. A Sra. Gardiner respondeu contando-lhe toda a verdade: foi Darcy quem encontrou o casal, fez todas as negociações e pagou pelo dote de Lydia, conseguindo ainda um emprego para Wickham na milícia em Newcastle. Tudo isso foi feito por intermédio do Sr. Gardiner e a pedindo de Darcy que fosse mantido no mais absoluto sigilo.
A carta foi determinante para saber que o Sr. Darcy ainda a amava, pois só isso poderia justificar tamanha generosidade com uma família que até então, com exceção de Jane, o abominava. Foi determinante também para confirmar o amor que ela passara a sentir por nele sem mesmo ter consciência disso.
Semanas depois Bingley retorna a Longbourn para caçar e numa das habituais visitas aos Bennet pede Jane em casamento. A felicidade toma conta de todos, sobretudo da Sra. Bennet que agora terá duas filhas casadas. Para Elisabeth, no entanto, o Sr. Darcy também está por trás dessa manobra ao abrir os olhos do amigo para os verdadeiros sentimentos da moça.
Uma semana após o noivado de Jane e Bingley, os Bennet receberam uma visita inesperada: Lady Catherine de Bourgh. Esta senhora, altiva e prepotente, em uma conversa em particular com Elisabeth tenta persuadi-la a se afastar do Sr. Darcy o que gera uma discussão entre as duas. Essa discussão foi levada até Pemberley e para frustração de Lady Catherine teve efeito oposto ao que essa desejava, já que encorajou o sobrinho a renovar o pedido de casamento a Elisabeth, pedido esse que foi aceito agora e todo o coração. Darcy sabia que se de fato Elisabeth continuasse a não nutrir nenhum sentimento por ele, ela não teria escrúpulos em confessar a Lady Catherine, o que não aconteceu.
A questão agora era contar a notícia a família. Elisabeth não saberia dizer como a mãe receberia o comunicado, mas ficasse ela furiosa contra o casamento ou encantada, era certo que seus modos seriam igualmente inadequados. Quanto a Jane teve medo que essa se resentisse se ela lhe dissesse que amava mais Darcy do que ela a Bingley causando sorrisos na irmã. O pai, que não gostava muito de viajar, teve, por amor a sua filha preferida, que mudar seus hábitos e frequentemente era visto em Pemberley, às vezes na companhia dos Gardiner, os tios queridos que Darcy e Elisabeth não cansavam de agradecer por terem escolhido Derbyshire para passear ao invés dos Lagos.
...