Trabalho de Conclusão de Curso
Por: Sabrina Fernandes • 9/5/2023 • Projeto de pesquisa • 3.219 Palavras (13 Páginas) • 75 Visualizações
FACULDADE UNIMINAS
SABRINA GABRIELA FERNANDES
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO E AO PRAZER PELO ENSINAR E APRENDER USANDO O BILINGUISMO
BARBACENA – MG
SABRINA GABRIELA FERNANDES
[a]CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO E AO PRAZER PELO ENSINAR E APRENDER USANDO O BILINGUISMO[b]
Trabalho apresentado à Faculdade Acesita como parte dos requisitos para conclusão de curso de Pós Graduação em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS .[c]
BARBACENA - MG
2023
Sabrina Gabriela Fernandes
RESUMO[d]
Este trabalho tem como tema Contação de Histórias na Educação Infantil, como Forma de Estimulo a Imaginação e ao Prazer de Aprender e Ensinar. A contação de história faz parte do universo da criança, especialmente as histórias orais, contadas pela mãe, pai, avós, e familiares mais próximos da criança. O objetivo principal deste trabalho é evidenciar a importância da contação de histórias para o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Justifica-se este trabalho pela importância e relevância do tema para a educação, em especial a educação infantil, onde todas as ferramentas disponíveis para incentivar, cativar e despertar o prazer são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, além do que a contação de histórias possibilita o exercício da imaginação, estimulando a criança a conhecer, interagir, se expressar e criar, processos importantes em seu desenvolvimento. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizou-se das seguintes técnicas: coleta bibliográfica, análise e revisão bibliográfica. Esse procedimento possibilitou a ampliação do conhecimento teórico, bem como a fundamentação dos pontos importantes que permearam o estudo. As principais fontes serão: livros; publicações; artigos; para embasar a compreensão do tema em tela. Nesse contexto é possível verificar que a contação de histórias na educação infantil é altamente significante e essencial para o desenvolvimento da criança em diversos aspectos.
Palavras-chave: Educação infantil; Contação de histórias; Aprendizagem.
1[e] INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema a contação de histórias na educação infantil, como forma de estimulo a imaginação e ao prazer de aprender e ensinar,usando o bilinguismo.
A contação de história faz parte do universo da criança, desde muito cedo, especialmente as histórias orais, contadas pela mãe, pai, avós, e familiares mais próximos da criança.
A transmissão oral de histórias caracteriza o contato inicial das crianças com textos, despertando o interesse pela leitura à medida que promove a socialização, a criatividade, expressividade, estimulando a imaginação através da construção de imagens interiores bem como a identificação de histórias relativas ao contexto de quem as ouve, assiste ou lê.
Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é evidenciar a importância da contação de histórias para o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil.
Já os objetivos específicos são:
- Ampliar as informações sobre a contribuição da contação de histórias na Educação Infantil;
- Conceituar interação,inclusão, criatividade e expressividade na educação infantil;
- Compreender a prática docente na arte de contar histórias.
Com o avanço na legislação referente às pessoas com necessidades educacionais especiais - e nesse contexto poderíamos citar a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei nº. 9394/1996) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) - o aluno com NEE1 precisa estar matriculado em uma escola de ensino regular, e para tal são necessárias alterações no sistema educacional não com o objetivo de integrá-lo apenas, mas na busca de uma inclusão que migre do campo da utopia para o campo da realidade.
Justifica-se este trabalho pela importância e relevância do tema para a educação, em especial a educação infantil e especial, onde toda ferramenta disponível para incentivar, cativar e despertar o prazer são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, além do que a contação de histórias possibilita o exercício da imaginação, estimulando a criança a conhecer, interagir, se expressar e criar, processos importantes em seu desenvolvimento.
Para alcançar aos objetivos propostos, a metodologia utilizou-se das seguintes técnicas: coleta bibliográfica, análise e revisão bibliográfica. Esse procedimento possibilitará a ampliação do conhecimento teórico, bem como a fundamentação dos pontos importantes que permearão o estudo. As principais fontes serão: livros; publicações; artigos; para embasar a compreensão do tema em tela.
Para melhor tratar do tema e cumprir os objetivos pré-estabelecidos, este estudo será dividido em partes especificas.
Na introdução será apresentada a pesquisa, seus objetivos e método, além da apresentação geral do trabalho.
O primeiro capitulo ira tratar das práticas de contação de histórias, através da sociabilização, da comunicação e da criatividade.
O segundo capitulo abordará caracterizações referentes a contação de histórias e sai importância, através do planejamento, ensino, aprendizagem e avaliação.
O terceiro capítulo trará as boas práticas docentes na arte de contar histórias.
Por fim, virão as considerações finais sobre o estudo e as referências bibliográficas utilizadas para confecção do mesmo.
2 DESENVOLVIMENTO
A contação de história faz parte do universo da criança, desde muito cedo, especialmente as histórias orais, contadas pela mãe, pai, avós, e familiares mais próximos da criança.
A transmissão oral de histórias caracteriza o contato inicial das crianças com textos, despertando o interesse pela leitura à medida que promove a socialização, a criatividade, expressividade, estimulando a imaginação através da construção de imagens interiores bem como a identificação de histórias relativas ao contexto de quem as ouve, assiste ou lê.
...