Trabalho de História
Por: Algo.com • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
[pic 1][pic 2]
IRLA BIANCA VARGAS GONÇALVES
GRASIELE NASCIMENTO
A DESCOLONIZAÇÂO DA AFRICA E ASIA
REMANSO
2014
[pic 3][pic 4]
IRLA BIANCA VARGAS GONÇALVES
GRASIELE NASCIMENTO
A DESCOLONIZAÇÂO DA AFRICA E ASIA
Trabalho de pesquisa apresentado a professora Gessyca Maia, como parte de avaliação da disciplina história da IV unidade do ano letivo de 2014.
REMANSO
2014
SUMÁRIO[pic 5]
1. | APRESENTAÇÂO................................................................................ | 4 |
2. | RESUMO ............................................................................................. | 5 |
3. | CONCLUSÂO...................................................................................... | 6 |
1. APRESENTAÇÂO
No século XX iniciou-se um enorme processo de independência, que estavam ainda sobre o domínio das potencias imperiais. Cada uma criou sua própria maneira de resistir e lutar por sua independência. Assim ficou conhecido como “descolonização” , isso durou até os anos 70. Mas esse processo teve algumas tensões internas, já que nem toda a população da colônia tinha o desejo de se tornar independente.
2. RESUMO
A áfrica foi um dos principais locais onde aconteceu a primeira guerra mundial, que deixou mais de 34 mil mortos , entre soldados e civis. Apesar do fim do acontecido, não se deu o fim do domínio de outras nações sobre a Africa, também surgiram grupos que defendiam a mudanças. Durante a guerra muitos africanos e negros considerados norte-americanos lutaram juntos. Isso fez com que observassem a origem em comum, assim estimulando ao acontecimento do Congresso Pan-Africano, esse congresso decidiu que a independência seria feita gradualmente.Nos anos de 1930, surgiram as chamadas elites coloniais, que já aceitavam de bom grado a colonização européia, e até mesmo queria participar dela. Com o acontecimento da segunda guerra mundial muitas potencias da Europa começaram a ficar “fracas” em relação ao domínio sobre suas colônias, na áfrica e Ásia, o que fez com que as mesmas quisessem o rompimento com uma Europa arruinada.
Em 1920 iniciou-se o processo de independência da índia, este que por inicio foi apoiado por jovens de uma burguesia muito rica que estudou em escolas britânicas, com o ápice da segunda guerra, aproveitaram para endurecer sua decisão e a independência da índia foi declarada em 1947 e fora dividida em 2 estados: Mulçumano e Índia. Como a segunda guerra praticamente “quebrou as pernas” da Europa, ela não tinha mais condições de sustentar econômica e militarmente suas colônias. Mas, mesmo assim alguns países só conquistaram a independência gradualmente. A Nigéria só conquistou sua independência em1960, após uma transição de governos. A costa do ouro que após sua independência passou a chamar-se Gana em homenagem ao império negro. Em 1954 alguns argelinos revoltados, fundaram a Frente de Libertação Nacional que em seu auge contou com 130 mil combatentes. A ONU criada em 1945 começou a pressionar os países que ainda possuíam colônias a criarem calendários de emancipação. Na década de 60,os político e intelectuais africanos fizeram participação em varias conferencias para denunciar a violência utilizada por Portugal em suas colônias. Em 1968, um novo poder entrou em vigor que foi comandado por Marcelo Caetano, esse que defendia uma “autonomia progressiva”,o que acirrou os debates e a luta armada se fortaleceu. Uma minoria branca já no final do século XIX tomou o poder de uma região hoje reconhecida como áfrica do sua, instalou leis segregacionistas que trouxeram consequências negativas. Em 1950 temendo o fortalecimento da população negra, foram criadas duas leis que serviram de base para o Apartheid, outras leis criadas depois complementaram essas duas.O fim do apartheid foi se dando através de movimentos e revoltas um dos maiores lideres desse movimentos foi Nelson Mandela,e somente em1991 as leis segregacionistas foram banidas.
...