TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1492 A Conquista Do Paraiso

Exames: 1492 A Conquista Do Paraiso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 8

O Filme 1492, A conquista do Paraíso é um longa metragem de aventura épico que foi produzido em 1992, com direção de Ridley Scott, que estudou fotografia no “Royal Colleg of Art” colégio este onde ajudou a estabelecer um departamento cinematográfico na década de 60. Após de terminado a graduação, conseguiu um curso na BBC, onde o levou a trabalhar com seriados televisivos mais tarde, criou uma empresa de publicidade onde ficou por um tempo, até partir para Hollywood onde produziu e realizou alguns filmes de grande êxito, como Alien, o oitavo Passageiro; Blade Rummer, o caçador de Andróides; Thelma e Loise; Até o Limite da Honra; Gladiador; Hannibal; Falcão Negro em Perigo; Rede de Mentiras e por último, Robin Hood.

Scott recebeu três vezes indicações ao Oscar de melhor diretor, e outras muitas indicações por suas obras; ganhou prêmios em Cannes, por seu trabalho em Os Duelistas e ganhou também o premio Michael Balcon, no BAFTA. É reconhecido por ter seu estilo visual e por sua versatilidade em dirigir diversos temas, o que acabou influenciando muitos posteriores a ele. Seu último trabalho foi Robin Hood.

O objetivo deste trabalho é abordar de que forma foi feita a ocupação, da América pelos espanhóis e como se deu o processo de colonização do índio.

Cristóvão Colombo, que queria provar que poderia chegar a Índia pelo ocidente, e assim buscar uma nova rota para o comércio de especiarias na Índia, procurava então ter uma audiência com a rainha para conseguir dinheiro e assim poder explorar as novas terras. Tal viagem tinha como objetivo chegar a Catai, na China.

Antes disso ele vai a Universidade de Salamanca comprovar aos estudiosos que poderia se chegar à Índia por uma nova rota pelo ocidente, onde ficou aguardando uma resposta da universidade, para saber se apoiaria Colombo em sua tese de ir para a china pelo oeste.

Nesse momento, a Europa passa por uma forte inquisição aos hereges A igreja tinha influência sobre os estados, e queimava os hereges em praça pública Colombo, de volta ao mosteiro o qual se abrigava recebe a notícia da Universidade dizendo que não será possível,

Ajuda-lo sobre a confirmação da nova rota. Colombo se descontrola, e por causa disso, vai pagar penitência, durante sua pena ele recebe a visita de Martin Afonso Pinzon, o qual leva a Colombo um banqueiro e diz que conseguirá uma audiência com a rainha.

Eles chegam a Granada no dia em que os cristãos tomam a cidade dos Mouros. A audiência com a rainha ocorre com influência do nobre Sanchez que faz com que ela conceda o apoio junto com o banqueiro a fazer a viagem rumo a China pelo ocidente.

Antes de partir, Colombo assina um documento com os chamados reis católicos (Fernando de Aragão e Izabel de Costela) que concedia a Colombo os títulos e cargos de almirante, vice rei, governador e capitão geral de todas as terras e ilhas que descobrisse. Esses títulos eram vitalícios e hereditários, tudo isso foi dado ao genovês Cristóvão Colombo no caso de descoberta de novas terras.

No dia 3 de agosto de 1492 parte do porto de Palos três naus, Santa Maria, Pinta e Ninã cuja missão era chegar a Catai, na China. Antes de partir, Colombo confessa a um padre que não tinha certeza se iria chegar no tempo que previa. Como o padre estava sobre juramento, ele não poderia contar a ninguém o que Colombo o tinha confessado.

Assim, Colombo inicia a viagem junto com seu colega Pizon. Num certo momento os marujos acreditam que não iam chegar em terras tão cedo, começa então, uma espécie de insatisfação entre os marujos revoltados, mas para conter a revolta, Colombo promete recompensas para quem avistar as terras primeiro, encorajando-os e detendo um começo de motim.

No dia 21 de outubro de 1492, dois meses após a partida de Palos, a expedição atinge a ilha que os indígenas davam o nome de Guaanami, Colombo a batiza com o nome de São Salvador, Ao achar as terras tão procuradas ele é nomeado “Dom Cristóvão”.

Chegamos ao principal ponto desse trabalho: o contanto com o índio, ou melhor, nativo. O filme aborda, de inicio, um contato amistoso e mostra Colombo fazendo uma aproximação não violenta e cordial com os nativos, de modo que os índios os recebe com certa alegria, Colombo diz em suas cartas que os nativos andavam nus e descobertos, ele escreve que descobriu um paraíso na terra.

Sua viagem continua e começa a descobrir novas ilhas, que as batizou Santa Maria de La Concepcion, Fernandina, Isabela, e Joana. Nesta última é a atual Cuba, e nela se constatou a existência de ouro.

Antes de voltar a Europa, a frota atingiu o norte do Haiti, que recebeu, de inicio, o nome de La Espanõla, onde fundou o forte de Navidad. O colega de Colombo, capitão Pizon, fica doente com uma forte febre, voltando para a Europa e dizendo para os índios que voltaria com mais deles, deixando na ilha 39 homens. Nesse momento, Colombo conversa com o chefe de uma tribo falando que iria trazer mais pessoas. O chefe contesta a esse respeito e colombo reafirma dizendo que tais homens trariam a palavra de Deus.

É fácil perceber duas forças que motivaram à colonização do novo mundo, a força da igreja católica que influenciava os reis católicos da Espanha a introduzir o catolicismo, com a ajuda dos jesuítas, que vinham junto com os colonos, para catequizar os índios, a igreja que vinha converter o índio, a cultura e aos costumes dos Europeus, para melhor domesticá-los, e usá-los como força de trabalho.

O outro motivo para a exploração das novas terras era ainda maior, era de força econômica, pois a Espanha precisava de ouro e prata, e com o achado do novo mundo a Espanha ficou seduzida, a fazer a exploração das novas terras descobertas por Colombo, lembrando que e neste período em que o sistema econômico era o mercantilismo, que tinha como base a reservas de metais preciosos ouro e prata.

Com o achado do novo mundo por Colombo a Espanha mais tarde tornar-se-ia uma potencia econômica com grande quantidade de ouro e prata, vindos do novo mundo, essa colonização de exploração ficou conhecida como a colonização da “espada e da cruz”, pois foi feita pela espada, ou seja, pela violência, e pela cruz, que e a religião.

Cristovão Colombo é recebido com grande alegria e euforia na Espanha por ter achado as supostas ilhas perto da China Pizon morre de febre.

Ocorre um jantar com a realeza e Cristóvão mostra o que conseguiu e fala como é o ambiente e mostra os índios que vieram com ele e o ouro doado por eles.

Cumprindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com