A ATIVIDADE FISICA A PARTIR DOS POVOS PRIMITIVOS
Por: migatini • 4/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.412 Palavras (6 Páginas) • 2.480 Visualizações
-A ATIVIDADE FISICA A PARTIR DOS POVOS PRIMITIVOS-
A história humana teve início junto com a aquisição da habilidade de escrever ha cinco mil anos, construída por evidências, achados, documentos, e depoimentos materializados {escrita}.
-Há 12 milhoes de anos:
Nômades, os pequenos macacos Ramapithecus viviam na Europa, Ásia e Africa, possuíam habilidades diferentes dos outros. Tornavam-se cada vez mais eretos e bípedes, seus filhos agarravam-se nos pelos da mãe liberando suas mãos para uso de novas ferramentas e armas, primorando-se assim as habilidades motoras e o cérebro.
-De 3 a 5 milhoes de anos:
Nômades, os Australopithecus Africanus, Boisei, descendentes do Ramapithecus foram extintos, sobrevivendo o Homo Habilis, o qual deu origem a espécie humana. De seus descendentes, apenas o Homo Sapiens Fossilis perdurou por 500 mil anos.
-Há 50 mil anos:
Nômade, o Homo Sapiens Sapiens, de intelecto superior, se adaptou melhor ao meio ambiente, construindo abrigos, ferramentas, armas e dominou o fogo. Os seres humanos atuais são resultado de uma subespecie do Homo Sapiens.
ATIVIDADES FISICAS-
Em todo o decorrer da evolução dos macacos a busca pela sobrevivência foi através de atividades físicas: corrida, salto, nado, mergulho, escalada, atividades necessárias para a caca, pesca, em busca de alimentos.
Ferramentas foram desenvolvidas como: machado, lança, arco e flecha.
As danças, jogos e sacrifícios eram parte de rituais sagrados em homenagem aos deuses da natureza.
-Há 10 mil anos:
Revolução agrícola- o desenvolvimento do plantio fixa o homem no local, gerando produção de alimento e animais, gera o aumento da população.
A cobiça de outros grupos gera a necessidade de treino de luta e marcha para defesa de território e bens.
- 5 mil anos {ac}:
Primeiras civilizações- Mesopotâmia e Egito- agrupamentos organizados para a proteção da produção agrícola, construção de muralhas, barragens e diques.
O aprendizado lúdico com potencial pedagógico houve atraves de jogos, brincadeiras e dramatizacoes sobre o cotidiano.
- Civilizações contemporâneas:
A atividade física menos necessária para a sobrevivencia, inicio do sedentarismo, alimentos industrializados, fontes de energia alternativos.
A pratica de atividade física passa a ser assunto de análise cientifica e filosófica. O corpo passa a ser treinado como instrumento de combate para guerra.
- Grécia Antiga- jogos e atividades físicas:
Sociedade militarizada, politeísta. Manifestações atléticas e alto grau de violência nos jogos. A musica e os exercícios físicos eram fundamentais na educação. As motivações eram sociais, culturais, religiosas, fúnebres e competições esportivas.
Espírito agonista {Arete}, competição como principio vital, competição, combate, rivalidade, violência.
Corpo belo e forte {Kalokagathia}, ginástica como obrigacao moral e educacional.
Esparta e Atenas: Critérios pedagogios com relação a corpo e movimento, exercício físico dirigido como atividade guerreira.
Jogos mais célebres da Grécia Antiga: os Jogos Olímpicos, em Olímpia, {honra de Zeus}; Jogos Píticos, em Delfos, {honra de Apolo}; jogos Nemaicos, em Neméia, {honra de Zeus}; os Jogos Ístmicos, em Corinto, {honra de Poiseidom}, [ Rubio, 2012].
Em homenagem a Zeus, a cada quatro anos haviam os jogos Olímpicos em Olímpia, onde este deus era especialmente venerado. Estes jogos eram soberanos sobre todas as outras festas religiosas na Grécia antiga, realizados por doze séculos consecutivos (GODOY, 1996).
Segundo o mesmo autor, as regras para participar dos jogos eram:
1.Ser cidadão livre, nem escravo, nem estrangeiro;
2.Não ter sido punido pela justiça, nem ter moral duvidosa;
3.Estar inscrito dentro do prazo e comparecer para cumprir o estágio de concentração, passar pelas provas e prestar juramento;
4.Todo retardatário estará fora da competição;
5. As mulheres são proibidas de assistirem aos jogos;
6.Durante as competições os treinadores devem permanecer num recinto destinado a eles, próximo ao local da prova;
...