A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Trabalho Escolar: A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jtyzp2 • 1/10/2014 • 1.606 Palavras (7 Páginas) • 624 Visualizações
HISTÓRIA
TATIANA APARECIDA FERREIRA DE SOUZA
JORGE LUIZ BARBOSA DE ABREU
TRABALHO ACADÊMICO
A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
GOVERNADOR VALADARES – MG
2014
TATIANA APARECIDA FERREIRA DE SOUZA
JORGE LUIZ BARBOSA DE ABREL
TRABALHO ACADÊMICO
A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de história.
Orientador: Prof. GIANE ALBIAZETTI.
GOVERNADOR VALADARES – MG
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A Ação Pedagógica do Professor em Sala de Aula .............................4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
03
INTRODUÇÃO
Este trabalho nos mostra o interesse do professor para ajudar o aluno com suas dificuldades em sala de aula, para obter um melhor resultado no aprendizado desejado. Mostrar como os formadores do ensino básico estão tratando os alunos com mais dificuldade de aprendizado, ajudando a superar seus medos quebrando barreiras.
Relata também o comportamento e a conduta que o professor teve que tomar ao perceber que o aluno tinha dificuldades com o aprendizado, e a atitude a ser tomada nesse caso. Com a participação essencial dos pais, que tem um papel importante para ajudar a por em prática as decisões que serão tomadas por todos participantes do grupo de pessoas envolvidas com o caso.
Mostrando que juntamente com as pessoas certas e especializadas como psicólogo, psiquiatra, a família e a professora acompanhando todo esse processo, ajudando com a descoberta do TDA (Transtorno de Déficit de Atenção), vendo como o comportamento interfere na vida familiar, escolar e social da criança e a importância que teve no desenvolvimento da criança.
04
DESENVOLVIMENTO
A Ação Pedagógica do Professor em Sala de Aula
Relato de pesquisa feita com a professora do Ensino Básico Eliana Rocha, da escola Municipal Dom Bosco em Coroaci-MG, no ano de 2013, com prática pedagógica realizada com o aluno Guilherme Ferreira de Souza Zanela, do 2° ano do ensino básico (1° série).
Ela nos narra que o aluno com dificuldade na adaptação escolar, por causa da mudança de cidade e por causa do novo ambiente. Que com bastante atenção e percepção que ela teve o observando durante os primeiros dias de aula, descobrindo que ele era uma criança diferente das outras com dificuldade de concentração e inquietação, que não o deixava aprender e assim prejudicando outros alunos.
Uma de suas atitudes foi conversar com a mãe, que desde já se colocou a disposição para ajudar em qualquer situação que pudesse ajudar no desenvolvimento do filho, que ficou muito feliz em ver nessa professora a atitude de querer ajudar seu filho em suas dificuldades procurando não só mudar o método de ensino para prender a atenção da criança. A mãe vendo a diferença entre outros professores que não fizeram nada para melhorar e sim ficaram só reclamando e julgando a criança, jogando a responsabilidade do ensino somente para a mãe dizendo que seu filho não teria solução, ficou feliz com sua disposição.
Falou também com a diretora e a secretária de ensino, colocando sua posição e junto entraram em um consenso onde decidiram que seria melhor procurar ajuda médica para saber a posição, dos especialistas psicólogos e psiquiatra, para saber a posição que eles iriam tomar e assim saber ao certo por onde começar. Depois do que foi decidido falou com a mãe que entendeu a situação e levou seu filho à consulta.
Com o resultado médico que diagnosticou TDA (Transtorno de Déficit de Atenção), por causa das dificuldades que o aluno enfrentava no ambiente escolar tais como permanecer sentado e concentração nas atividades, se distrair com muita facilidade, fala excessivamente durante a aula, não cuida adequadamente do material escolar,
05
perde a paciência com facilidade, não tem noção de perigo. Resolvendo que seria melhor a criança tomar um remédio que o ajudasse na concentração, pois ele entende as regras, instruções e expectativas, mas tem dificuldade em obedecer e não fazem de propósito, ao contrário, sempre quer agradar, ser obediente e educado, só não consegue se controlar.
A professora então resolveu desenvolver outras maneiras de aprendizado que o ajudasse a prender sua atenção, com um ensino reforçado com jogos educativos e dando responsabilidade a essa criança, fazendo com que ele ajudasse nas atividades em aula se sentindo útil. Juntamente com a mãe apoiando e reforçando o método diferenciado de ensino em casa, fazendo com que a criança sinta que as duas estão juntas para ajudá-lo e que a escola é sua segunda casa.
Á partir de tudo isso a criança passou a se desenvolver melhor, aprendendo as atividades e participando mais nas aulas, que o ajudou e muito no seu processo de alfabetização, concentração com um ensino que o ajudou na memorização para ler com facilidade.
• Por isso entende que toda atitude tomada para ajudar na formação da educação e aprendizado de uma criança, faz parte de uma experiência exitosa no ensino básico, pelos resultados favoráveis.
•
...