A Casa Grega
Dissertações: A Casa Grega. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/5/2014 • 313 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Diferentemente dos costumes de nossos dias, em que ocupamos e compartilhamos os espaços de nossas residências de igual modo. Na Grécia do século V a.C. a residência era dividida em três partes: ágora, o androceu e o gineceu.
A ágora era o espaço comum, normalmente um pátio com uma fonte de água, embora fosse um espaço privado era compartilhado igualmente por todos da casa. Semelhante a ágora da cidade era um espaço público comum, constituído por uma praça, próxima a igreja, com vista para o palácio, era um local das interações sociais e políticas, o centro comercial.
O androceu era o espaço masculino onde o homem cidadão oferecia banquetes, recebia visitas, celebrava com os amigos, enfim era um espaço de interação entre o mundo da casa com o mundo lá fora, essa mediação entre o público e o privado só se dava no androceu.
Havia no androceu apenas uma porta que dava para a rua, os homens para sair desde espaço e entrar no espaço da casa, tinha que dar a volta, isto é, sair para rua e adentrar no interior da residência pela ágora.
Grega
Outro espaço era o gineceu – o espaço feminino – um espaço restrito as mulheres e aos membros daquela família, os homens autorizados a entrarem neste espaço eram: o pai, o marido, o filho, o irmão, o tio. Todos ligados a mulher por laços de parentesco. Um homem de fora, nunca entraria neste espaço.
Uma mulher de fora poderia sim entrar neste espaço, até uma hetaira[1], caso a dona da casa não fosse capaz de administrar os bens domésticos, os empregados, o homem estava livre para contratar uma hetaira, ela habitaria neste espaço que era parte da casa do cidadão, o que não significava que esta hetaira estava comprometida sexualmente com o cidadão, chefe da família. Ela poderia administrar a casa e fora dali, continuava a atender a outros homens.
...