A Construção Da Ética
Exames: A Construção Da Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vinicius_420 • 21/8/2013 • 644 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Introdução
O estudo da ética está sendo aprofundado com o passar dos anos por vários pensadores. Ao longo do texto será citado pensadores como: Hans Jonas, Agostinho, Tomás de Aquino, John Rawls e Enrique Dussel, que com seus pensamentos éticos tiveram grande importância para sua época até hoje.
Desenvolvimento
Agostinho
Agostinho viveu na época medieval(354 a 430), sempre buscando um sentido para todas as coisas. Foi assim que surgiu sua busca por Deus, em que acreditava que dele sairia todas as verdades sobre a humanidade. No decorrer da vida percebeu que os seres humanos viviam em busca da verdade e da felicidade, foi quando ele decidiu mostrar seu caminho de virtudes teológicas: a fé, a esperança e a caridade, virtudes que possuíam uma ligação forte com Deus e a alma humana. Agostinho idealizou a ética do amor, e os seres humanos teriam que viver em uma eterna escolha entre fazer o bem ou o mal, podendo seguir um caminho de amor e sem pecados ou poderiam seguir o caminho dos vícios e das coisas erradas do mundo. Agostinho sabia que era mais fácil viver uma vida errante e cheia de vícios, mas também sabia que seguindo o caminho certo, Deus promoveria uma vida de paz e tranquilidade.
Tomás de Aquino
Tomás de Aquino viveu na Europa no século XIII(1227-1274), momento em que o cristianismo detinha todo o poder. Suas obras estão relacionadas a essa época e a sua ética tinha relações com reflexões sobre a lei da natureza, a felicidade e outros temas relacionados com a teologia e o âmbito religioso. A reflexão sobre a felicidade considera que ela se encontra somente trilhando um caminho para o encontro de Deus. Assim como ele também diz que, o ser humano está inteiramente ligado a Deus, o criador, e somente assim explicaria a inteligência e a liberdade do ser. Fica claro que para Aquino, que a ética está ligada a Deus e que a sociedade só permanecerá em harmonia e com justiça se seguir as doutrinas divinas.
Hans Jonas
O estudo de Hans Jonas sobre a ética envolve temas como a preocupação do avanço tecnológico e da ação do homem na natureza. Seu estudo ético está inteiramente ligado à filosofia da natureza, no qual todas as criaturas vivas tem seu papel fundamental na natureza, inclusive os seres humanos. Jones afirma que o homem deve mudar seu jeito de pensar e agir, respeitando a natureza e seu modo de vida, pois com o avanço tecnológico há o medo do uso desenfreado de recursos, fazendo com que a natureza acabe sendo aniquilada pelo mau uso da tecnologia. E diz que a responsabilidade está inteiramente ligada à ética, porque só assim será possível usar com respeito à natureza, preservando-a para o uso de todas as gerações.
John Rawls
John Rawls propõe uma concepção de justiça que não precisa ser imposta a todos, pois seus pensamentos integram uma concepção democrática e libertadora, o que desejava era um consenso de toda a sociedade para sua ética da justiça, que pregava uma mudança no comportamento das instituições sociais que que distribuíam os direitos e deveres primordiais e reorganizar a divisão das vantagens pelas cooperações sociais.
Enrique
...