A Cultura greco-romana revelou ao mundo uma verdade fundamental
Por: efve5 • 14/7/2015 • Trabalho acadêmico • 998 Palavras (4 Páginas) • 315 Visualizações
OUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – AD1 – 2015.1
Disciplina: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 2
Coordenador (a): JÚLIO AUGUSTO FARIAS
Aluno (a):
Matr.: Polo:
ATENÇÃO: Nessa avaliação, não transcreva trechos do material didático nas respostas. As transcrições poderão ser desconsideradas.
As AD’s de História na Educação 2 terão peso 4 na composição das notas.
QUESTÃO 1
Durante a antiguidade clássica, as explicações fantásticas para a vida, o homem e seu cotidiano, são subjugadas pelos esforços por explicações “racionais”. Conforme explicitado na aula 3 de História na Educação, a História e a Filosofia surgiram desta preocupação e ocupam desde então importante espaço no pensamento ocidental.
Atualmente, porém, não é raro em nossas salas de aula, notarmos a ausência de uma postura reflexiva nas propostas feitas aos alunos e consequentemente em sua prática. Neste sentido, a inserção da “Filosofia” nas salas de aula das séries iniciais da Educação Básica pode dinamizar tal processo.
Entre os grupos de estudo preocupados com esta questão está o NUFET, de Joinvile-SC. Entre as suas publicações, encontramos o seguinte trecho:
“(...)São questionamentos que levam a uma discussão filosófica e, consequentemente, a uma reflexão mais criteriosa sobre as ideias que surgem em sala de aula.
ALGUMAS PERGUNTAS POSSÍVEIS PARA O
ENCAMINHAMMENTO DE UMA DISCUSSÃO FILOSÓFICA
- Por que esse fato chamou a sua atenção?
- Você lembra de outros fatos parecidos com este? Quais?
- Nesse assunto, com qual ponto de vista você concorda?(...)
(...) 5. Nessa questão, o que mais lhe intriga?
6. O que você acha que deveríamos investigar sobre esse fato?”
DARLI, Emanuelle & JUNKERS, Rosana. Comunidade de aprendizagem investigativa: estratégias para aulas reflexivas. Florianópolis, Sophos, 2003. p.37.
A partir do enunciado e do fragmento selecionado, faça o que se pede:
a) Transcreva dois trechos, um da aula 3 e outro da aula 4 de História na Educação 2 e em seguida, com base na leitura dos trechos, responda as 5 questões propostas pelo fragmento apresentado no enunciado. Procure aproximar suas respostas do universo de pensamento de uma criança do 3º ano do Ensino Fundamental. (2,0 pontos)
b) Responda: De que forma uma abordagem investigativa (a partir da Filosofia) pode facilitar a inclusão do tema “Antiguidade clássica” no currículo de história para o 1º segmento do Ensino Fundamental de acordo com as orientações dos PCN? (1,0 ponto)
RESPOSTAS:
a) Trecho extraído da Aula 3:
“ A cultura greco-romana revelou ao mundo uma verdade fundamental: desde que bem ensinados, qualquer um pode aprender qualquer coisa. Essa verdade é um dos ideais que inspiram o oficio do educador e, mesmo quando as práticas a contradizem, tanto mais ela se torna indispensável.” Pág. 36
1) Porque esse fato chamou a sua atenção?
Esse fato me chamou atenção porque nos afirma que todos são capazes de aprender. O que precisamos e de profissionais comprometidos com o processo educativo, que saibam e queiram realmente desenvolver o potencial de cada aluno.
2) Você lembra de outros fatos parecidos com este? Quais?
Sim. Lembro-me de um fato recente de um menino que obteve uma nota considerável no Enem habilitando-o a cursar um a Universidade pública e ele ainda está cursando o ensino médio. Apenas estudava em casa escrevendo nas paredes por não ter papeis, no intervalo no colégio ia para a biblioteca ler, mostrando que com dedicação e afinco nos estudos todos somos capazes.
...