A Descolonização da Africa
Por: Rafael Amaral • 15/6/2020 • Dissertação • 396 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
Resposta letra a)
A ideia de descolonizar já é algo que remete a visão eurocêntrica dos europeus sobre suas colônias, como se eles fossem os protagonistas desse processo, assim fica parecendo que os povos asiáticos e africanos fossem coadjuvantes da sua própria história, a verdade é que os países da Europa passavam por crises, a descolonização se deu também pela incapacidade das metrópoles em se manter dominantes sobre suas colônias, principalmente devido o fim da segunda guerra mundial. Com o pós guerra suje duas novas potências o mundo se divide em capitalismo e socialismo, essa disputa abre brecha para os movimentos de libertação nacional, a queda de regimes autoritários que violavam os direitos civis e coletivos trouxe esperança aos povos que a tempos vinham sendo subjugados por nações dominantes . Sendo assim esse processo de descolonização ocorreu em algumas colônias de forma pacífica, havendo um múltiplo acordo com a metrópoles. Em geral mantinham boas relações, ao contrário disso, quando o processo de independência ocorria de forma truculenta, havia uma total ruptura na qual as colônias enfrentavam a repressão violenta das metrópoles, diante disso a força era empregada no movimento de libertação nacional.
Resposta Letra b)
A Grã-Bretanha umas das maiores colonizadora, foi umas das metrópoles que fez de forma pacífica a sua descolonização com as colônias, portanto tratou de articular para manter as ex-colônias sobre sua área de influência ,para isso fez com que a independência política não significasse na maioria dos casos, a independência econômica. A Grã-Bretanha também adotou uma política de descolonização gradativa: primeiramente interna, depois também na política externa ex: Índia e Ceilão.
Países como Portugal e França, por outro lado não pretendia reconhecer a independência de suas colônias, com isso veio a sofrer inúmeros problemas, Algumas ideologias ocidentais surgiram nesse contexto como o caso da teoria pan-africanista que foi trazida do ocidente, por africanos que foram morar na América ou estudar que era, ( uma pequena elite), esse movimento era de caráter político social e filosófico, que promovia a defesa dos direitos do povo e defendiam o continente africano como um único Estado soberano para os africanos viviam tanto na África como fora dela, com isso tudo ocorreu várias lutas armadas para a libertação das colônias africanas principalmente as dominadas por Portugal.
...