A Escola E O Conhecimento
Exames: A Escola E O Conhecimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marta240811alves • 4/9/2014 • 269 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
Relatório do Livro
“A ESCOLA E O CONHECIMENTO.”
(Fundamentos Epistemológicos e Políticos)
Autor: Mario Sergio Cortella
Instituto Paulo Freire.
O livro nos mostra que a educação esta em crise e que tem sido inerente á vida nacional porque não, atingimos patamares mínimos de uma justiça social compatível com a riqueza produzida pelo país e usufruída por uma minoria.
A crise é a mesma e não uma crise qualquer, é um projeto de deliberado de exclusão e dominação social que precisa ser derrotado para não ficarmos aprisionadas no maniqueísmo marcante ou na disfarçada delinqüência estatal.
Por isso, é necessário repensar fundamentos da articulação entre Educação, Epistemologia e Política, com finalidade de recolocar o problema desta articulação pois ele escapou do universo mais imediato do educador e da educadora que não estejam conectados diretamente ao mundo acadêmico, de modo a embasar um caminho que permita avanços significativos na construção de propostas pedagógicas e políticas de formação de educadores menos inadequados para um embate social inovador.
A qualidade na \educação passa, necessariamente, pela quantidade. Em uma democracia plena, quantidade é sinal de qualidade social e se pode falar em qualidade. Afinal, a quantidade não se obtém por índices a de rendimento unicamente em relação áqueles que freq6uentam escolas, mas pela diminuição drástica da evasão e pela democratização do acesso.
O educador como parteje dor de futuro é um educador que procura realizar as possibilidades que a educação tem de colabora na conquista de uma realidade social superadora das desigualdades.
Paulo freire resgata a importância de nos defendermos das trapaças ideológicas que colocamos ás vezes distraídos, para nós mesmo; ele insiste na força da percepção critica como opositora do dogmatismo inauto.
...